ATM e DTM, você sabe o que significa? Se você tem dores de cabeça constantes, dores de ouvido, dificuldades de abrir e fechar a boca, estalos na mandíbula e zumbidos frequentes, esses podem ser sintomas de problemas na mandíbula, conhecidos por DTM.
Vamos entender melhor essa disfunção:
O que significa ATM e DTM?
ATM é a Articulação Temporomandibular, é aquela que localiza na face, exatamente no ponto em que o maxilar inferior se liga ao crânio. É a articulação da mastigação, do comer, do falar. Ela abre e fecha a boca, daí trabalhar mesmo quando dormimos, pois durante o sono se está sempre deglutindo ou apertando os dentes. É simplesmente também chamada de ATM.
DTM é quando a ATM não cumpre bem o seu papel articular, aparece o que se denomina “Disfunção Temporomandibular” DTM.
O que são problemas de ATM?
São problemas ou defeitos no funcionamento, que liga o maxilar à mandíbula, responsável pela abertura e fechamento da boca. Esses problemas geram a Disfunção Temporomandibular.
Quais os sintomas de uma DTM?
Dores de cabeça, principalmente ao acordar, dores e zumbidos no ouvido, sensação de cansaço facial e estalos na ATM, dor ao boceja, ao abrir muito a boca ou mastigar.
Existem especialistas em ATM?
Sim. Eles investigam os fatores que desencadeiam os problemas, estudam os sintomas do paciente e buscam a melhor solução para cada caso.
Qual o tratamento indicado?
Promover uma boa oclusão que facilite um bom relacionamento entre as estruturas da ATM e remover possíveis problemas relacionados. As disfunções também podem ser tratadas com medicação e fisioterapia. Mas o mais importante é tentar evitar as causas do problema: o estresse e as tensões, por exemplo.
Lembrando…
Quanto mais cedo à disfunção for diagnosticada, melhores serão os resultados do tratamento. Procure um dentista para entender melhor este mal que atinge cada vez mais pessoas devido ao estresse e a problemas do dia a dia.