Blog Saúde Bucal

Aprenda sobre a gengivectomia

Você sabe o que é uma gengivectomia?

É um  procedimento realizado para recuperar os defeitos causados pela doença periodontal ou para corrigir uma condição gengival que envolva as estruturas em torno dos dentes.

É usado também para corrigir, esteticamente, defeitos ou para modificar as características gengivais que desagradam os pacientes.

Nesse texto, você saberá mais sobre como é feito este procedimento e se pode ser uma opção de tratamento possível para modificar o seu sorriso e as suas gengivas de uma forma mais harmônica.

É uma cirurgia rápida, de anestesia local, onde é removida parte das gengivas que estão em torno de um dente ou vários, para diminuir o aspecto edemaciado, ou descobrir o dente ou os dentes que estavam envoltos com aquela estrutura. Assim, se terá uma estrutura alongada em sua altura e na largura do dente, dando outra linha de sorriso ao paciente. Tal procedimento deve ser realizado por um cirurgião dentista que tenha formação em cirurgia periodontal, como os profissionais que a Sorridents tem em seu quadro.

Outro tipo de cirurgia periodontal é chamado de gengivoplastia. A gengivoplastia é diferente de uma gengivectomia, pois remove uma porção inteira de uma seção da gengiva

Atualmente, os procedimentos de gengivectomia e gengivoplastia se encaixam no tópico denominado “cirurgia plástica periodontal”. Esse tópico descreve todos os procedimentos que visam a prevenção e correção dos defeitos gengivais, na mucosa alveolar e no osso, provenientes do desenvolvimento de traumas mecânicos e induzidos por placa. Têm como meta proporcionar tanto a estética quanto as funções apropriadas dos tecidos.

Como é feita uma gengivectomia?

A gengivectomia pode ser realizada de duas maneiras: incisão em bisel verdadeiro e em bisel inverso.

A gengivectomia em bisel verdadeiro é indicada para casos que, além da correção em altura, necessitem da diminuição da espessura da gengiva. Já a gengivectomia em bisel inverso é indicada para casos que necessitem apenas de correção da altura do tecido gengival.

Um anestésico local é usado para manter o paciente confortável durante o procedimento. Depois de concluído, um curativo cirúrgico é colocado dentro e ao redor dos dentes e gengivas. Este curativo é deixado no local por cerca de uma semana.

Bochechos com enxaguante bucal antibacteriano podem ajudar no processo de cicatrização.

Gengivectomia e gengivoplastia

Embora tanto a gengivectomia como a gengivoplastia envolvam a excisão cirúrgica do tecido gengival, é feita uma gengivectomia para remover o tecido gengival doente. Uma gengivoplastia é realizada para remodelar o tecido gengival – algumas vezes após uma gengivectomia, mas na maioria das vezes é independente desse processo.

Em ambos os procedimentos, o cirurgião dentista primeiro realizará um tratamento de raspagem e higienização da área de todos dentes para garantir que toda a cavidade bucal ficará livre de placa. Também, este primeiro procedimento auxiliará na realização do cálculo da extensão da cirurgia. O procedimento pode envolver o uso de ultrassom, raspagem e alisamento radicular, se necessário. Em seguida, administrar um anestésico local para adormecer a área.

Na gengivoplastia, o periodontista moldará e removerá a porção adequada de tecido gengival que contribua para remover o aspecto edemaciado ou infeccionado, livrando assim a cavidade bucal dessa patologia.

Esta cirurgia também pode ser considerada de estética para alguns aspectos edemaciados da gengiva, onde apenas se tem o excesso de tecido sem a presença da doença instalada.

Já na realização do procedimento de gengivectomia, se usará uma sonda para determinar a profundidade da bolsa, de modo a entender onde fazer a incisão, ou seja, remover tecido gengival suficiente para eliminar essa bolsa e não mais.

Portanto, uma vez determinada essa profundidade, o tecido gengival é cortado em um ângulo de 45° em relação ao dente, com a inclinação descendente do ângulo voltada para a raiz. Os cirurgiões dentistas referem-se a este corte como apical.

Recuperação da gengivectomia

Se você fez uma gengivectomia, ou talvez esteja considerando fazer uma, e quer saber o que esperar depois do procedimento, para a recuperação desse procedimento, destacam-se três pontos mais importantes.

  1. Você vai sentir suas gengivas diferentes e sensibilizadas

A gengivectomia, como já apresentado anteriormente, é uma cirurgia para a remoção do tecido da gengiva. Sendo assim, na recuperação as gengivas ficarão doloridas nas primeiras duas semanas. Após este momento, inicia-se a escovação com movimentos bem suaves, com uma escova preferencialmente de cerdas extra macias.

Lembre-se de inclinar a escova a 45° nas superfícies dentárias e ser muito cuidadoso. Sua boca inteira ficará sensível e qualquer movimento mais brusco poderá machucar. Esse cuidado mais extremo deverá ser tomado por cerca de 4 semanas após o procedimento.

  1. Sua rotina de higiene bucal mudará

A limpeza entre os dentes é conhecida como limpeza interdental. Acostume-se a usar uma fita dental ou passa-fio dental que auxiliará na realização desta higienização. Isso será necessário para manter a saúde das gengivas e garantir uma rápida recuperação após uma gengivectomia.

Como relatado anteriormente, no início da cicatrização, ou seja, nas primeiras 4 semanas, as gengivas ficarão sensíveis e podem ocorrer eventuais sangramentos. O segredo para ter sucesso na cicatrização pós-cirúrgica é adquirir o hábito de uma rotina de higiene bucal.

O uso do fio dental e de escovas interdentais pode ser efetivamente necessário para uma higiene mais eficiente. É recomendável que se use o fio dental ao menos uma vez por dia, pois uma escova não pode alcançar esses pontos entre os dentes, e limpar a placa e a comida que ficam alojadas nesses locais.

Seja qual for a maneira que você decidir usar, certifique-se de que ela realmente entre em contato com as superfícies dos dentes. Ao fazê-lo, será possível prevenir a gengivite (infecção da gengiva) e a cárie dentária.

  1. Você pode precisar de alívio da dor

Você pode ou não sentir dor após uma gengivectomia. A lavagem suave com água salgada deve ajudar a manter a área limpa. O uso de analgésicos e/ou anti-inflamatório pode se fazer necessário, devendo ser avaliado e prescrito pelo cirurgião dentista.

Se a dor for exacerbada ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou frias, deve-se tentar usar um creme dental anti-sensibilidade ao escovar.

Finalmente, visitar o seu dentista a cada 6 meses (ou a cada 3 meses para condições mais específicas), pois o profissional verificará os níveis de inflamação de suas gengivas e medir as “bolsas” em suas gengivas. Isso ajudará a diagnosticar os problemas desde o início e a manter o controle de qualquer problema posterior.

Gengivectomia dói?

Para realizar esses procedimentos dentários, os dentistas aplicam a anestesia local e os cortes são mínimos, portanto, o processo em si é indolor. O paciente receberá suturas muito finas que lhe permitirão escovar os dentes no dia seguinte com uma escova de cerdas extra macias para remover os coágulos que se formam nas gengivas.

No entanto, a dor pode vir no período pós-cirúrgico, onde diversos fatores vão influenciar na sensibilidade. Afinal, sua boca está “machucada”, portanto, é normal que fique dolorida. Nesse caso, medicamentos analgésicos deverão serão prescritos pelo cirurgião dentista. Bochechos com água salgada e enxaguantes bucais também contribuem para a melhora do incômodo.

Preço da gengivectomia

O procedimento varia de paciente para paciente, onde o profissional irá avaliar a extensão

da cirurgia necessária e diagnosticar como a mesma será realizada.

Neste momento, é importante considerar a formação do profissional que irá operar, o local e a técnica que será usada. Alguns locais podem ter uma média de preço mais cara.

Contudo, de maneira geral, o valor da gengivoplastia é acessível a todos os públicos. Há dentistas e clínicas especializadas que facilitam o pagamento, dividindo em parcelas menores.

Pós-operatório

No pós-operatório de uma gengivectomia, algumas instruções são passadas pelo profissional, dentre as quais:

Sangramento

Uma pequena quantidade de sangramento é esperada para 1 a 2 dias após a realização da gengivectomia. Se o sangramento retornar após esse período, deve-se colocar gaze úmida, pano úmido limpo ou um saquinho de chá frio e úmido sobre a área do sangramento, segurando por 30 minutos com pressão firme. Não se deve mastigar nesse momento.

Lembre-se, de qualquer forma, de seguir à risca as orientações do cirurgião dentista. As principais ações para evitar o sangramento são:

  • NÃO cuspir por 24 horas. Isso pode aumentar o sangramento;
  • NÃO fumar por 24 horas;
  • NÃO usar enxaguante bucal ou qualquer coisa com álcool durante 24 horas;
  • NÃO se curvar, levantar objetos pesados ​​ou ficar superaquecido;
  • Certifique-se de dormir com a cabeça elevada em dois travesseiros;
  • NÃO usar canudo para beber por 24 horas, pois pode perturbar o coágulo de sangue.

Lavagem

Não lave a boca ou escove os dentes no dia da cirurgia. Com aproximadamente 24 horas, lave com uma solução de água salgada quente a cada 6 horas. Você pode escovar os dentes com cuidado ao redor da área afetada. Se estiver muito dolorido, adie o processo para mais 1 ou 2 dias.

Inchaço

Inchaço após uma gengivectomia é comum e não precisa causar nenhum alarme. Aplique uma compressa de gelo de 30 em 30 minutos a cada hora e fique vigilante a qualquer sintoma estranho durante as primeiras 24 horas.

Dor

Para dor, os remédios prescritos pelo seu cirurgião dentista ajudarão na recuperação e evitarão quaisquer ocorrências desagradáveis e prejudiciais.

Dieta

Beba muito líquido e coma comidas pastosas que sejam de fácil deglutição, evitando a mastigação neste momento, especialmente prefira sucos de frutas e leite. Líquidos claros, sem corantes artificiais e naturais, podem ser mais fáceis para o estômago.

Indicações

A gengivectomia pode ser uma boa opção quando a causa do excesso de gengiva é devido a uma das três suposições a seguir:

1 – Erupção Passiva Alterada

A Erupção Passiva Alterada é um distúrbio que ocorre quando há o crescimento natural dos dentes, que termina entre 14 e 16 anos de idade. Esse distúrbio provoca uma alteração na erupção das gengivas, o que faz com que estas não sejam suficientemente removidas e, portanto, cobrem muito o esmalte dentário.

2 – Crescimento excessivo da maxila

Outra causa do sorriso gengival disforme é o crescimento excessivo da maxila. Essa alteração no crescimento dos ossos maxilares é geralmente acompanhada por uma erupção passiva que é alterada em menor escala.

Sendo assim, uma gengivectomia serve para melhorar, em parte, a estética do sorriso. No entanto, para alcançar a melhor solução, é preciso recorrer à cirurgia ortognática.

Isso ocorre porque a principal causa do excesso de gengiva é um crescimento ósseo maior que o normal. Portanto, o osso excessivo deve ser reduzido e a única maneira de fazê-lo é cortá-lo por meio de uma intervenção cirúrgica realizada por um especialista em cirurgia buco-maxilofacial.

A cirurgia ortognática é sempre combinada com ortodontia. Primeiro, uma fase ortodôntica é realizada para colocar os dentes na posição correta, pois o supercrescimento da maxila é acompanhado por uma boca em classe II, na qual os dentes superiores estão avançados. Portanto, a ortodontia ajudará a resolver a posição dos dentes.

3 – Bruxismo

As pessoa têm o hábito de cerrar os dentes. Apertar os dentes significa estar sendo acometido por uma doença chamada de bruxismo e que acarretará em desgaste dos elementos dentários.

Esse desgaste, ao longo do tempo, faz com que os dentes se tornem menores e podem também danificar os ligamentos periodontais resultando em mobilidade dentária, inclusive podendo levar até a perda do dente. Esse excesso de força, além de danificar o ligamento periodontal e o osso, também fará com que a gengiva inicie um processo de retração.

Além disso, os dentes superiores têm uma tendência natural para buscar contato com os da mandíbula inferior, para uma correta oclusão. À medida que ficam menores, os dentes no arco superior tendem a irromper.

 

 

Dra Victória Régia Tappis Alberto

CRO 61909

Cirurgiã Dentista

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada