O grande dia chegou. Finalmente seu dentista te disse que você já terminou o tratamento e vai tirar o aparelho. Uhuu! ? ?
Mas aí, em meio a tanta euforia… vem o medo de que os seus dentes possam ficar tortos novamente. ?
Antes que você roa todas as unhas de preocupação, vou te ajudar a entender o que acontece depois que você tirar o aparelho, ok? Então, relaxa… ?
Isso, assim está melhor. ?
Quando o aparelho é retirado…
Já ouviu falar que o nosso corpo está sempre em movimento? Com a nossa boca e dentes não é diferente.
Sendo assim… quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar à posição com as quais estavam mais familiarizados (ou seja, a posição antiga). Isso significa que, depois de usar aparelho, os cuidados para evitar que os dentes retornem à sua posição inicial são obrigatórios.
E que cuidados são esses?
Os cuidados vão depender muito da recomendação de cada dentista, mas o mais comum deles é a contenção. Ela pode ser fixa ou móvel e deverá ser usada por até 1½ ano após a retirada o aparelho.
Mas, atenção: isso não é regra. Usar ou não contenção (e o tempo de uso) vai depender das necessidades do seu tratamento.
No geral, os dentistas costumam recomendar o uso de contenção, pois sem esse procedimento os dentes voltariam para a posição inicial em questão de poucos anos. ?
Só que os cuidados não param por aí. Mesmo seguindo a recomendação do seu dentista ao usar a contenção, ainda assim hábitos ruins ou problemas bucais podem favorecer a movimentação dos dentes, como…
- Roer as unhas – esse hábito pode provocar movimentos inadequados em toda a arcada dentária. Então, já sabe: esqueça as unhas!
- Má higiene bucal – não adianta usar aparelho e se descuidar da higiene dos dentes depois, né? É com uma rotina de escovação e uso do fio dental que você será capaz de prevenir cáries e outras doenças que podem te fazer perder um dente e alterar o posicionamento dos que sobrarem.
- Bruxismo (ranger dos dentes enquanto dorme) e a respiração pela boca – esses dois problemas podem ser os culpados pela necessidade de muitos voltarem a usar aparelho, sabiam? Se você sofre com algum deles, fale com seu dentista. Só um acompanhamento poderá reduzir os efeitos negativos na saúde da boca.
Fique de olho!
Tirou o aparelho e notou que seus dentes mudaram de posição, por menor que seja? Corra para o dentista para que ele dê uma olhadinha e faça os procedimentos adequados.
Assim, seu sorriso-retinho-de-morrer vai continuar lindo e você não vai precisar usar aparelho de novo. ?
Quero saber de vocês: alguém aí já usou aparelho e os dentes voltaram a entortar? Compartilhe com a gente sua história aqui nos comentários!