Blog Saúde Bucal

5 mitos sobre aparelho dental para você tirar da cabeça!

05 - Esther_Marcos. aparelho-dental

Fala sério. O que mais tem por aí é mito envolvendo aparelho dental, né? Tudo bem. Pode ser um pouco de exagero, mas que tem um monte de mito, isso tem!

Essas “mentirinhas” que contam a torto e direita acabam impedindo muita gente de ir ao dentista e iniciar um tratamento para deixar os dentes retinhos. Bora lá desvendar os 5 maiores mitos sobre o assunto?

“O aparelho não pode ser colocado em qualquer idade”

É mito! Essa mentirinha é muito comum, sabiam? Tem vários pais que acreditam e deixam de levar seus filhos para iniciar um tratamento ortodôntico, o que acaba atrasando todo o processo.

O mesmo acontece com adultos ou idosos que pensam que a juventude já passou e não é mais necessário esse tipo de tratamento.

Usar aparelho deve ser considerado uma prioridade, não só por conta dos benefícios estéticos como também para melhorar a mastigação, a respiração e até o sono.

Então, nada de adiar mais, viu? Dica de BFF: fale com seus pais e marque já a consulta com um dentista!

“A boca fica toda machucada”

Pasmei agora com esse mito, gente! Claro que ao colocar o aparelho dental vai rolar um estranhamento aqui outro ali. Com isso, podem aparecer pequenos machucados…. Mas acreditem: não é nada demais, tá?

Isso acontece por bem pouco tempo. Logo depois a boca se adapta com o aparelho e o desconforto vai embora. Para as boquinhas mais sensíveis de plantão, o dentista pode recomendar o uso de ceras de proteção que vão evitar o incomodo. Então, nada de se preocupar com isso!

“Os dentes vão ficar manchados”

Mito, mito e mito! Os dentes não ficam manchados por causa do aparelho. Geralmente isso acontece por falta de higiene nos dentes enquanto se faz o tratamento ortodôntico (pronto, falei!)

O segredo é mandar bem nos cuidados com os dentes. Isso que fará toda a diferença no resultado final (livre de manchas, claro!)

“Aparelho dental impede de comer diversos alimentos”

Quem disse? A verdade é que não há nenhuma proibição, apenas alguns cuidados para não acabar quebrando a estrutura do aparelho. Basta seguir as orientações do dentista e tudo ficará bem.

Por exemplo, os alimentos mais duros – como pipoca ou amendoim – devem ser mastigados sempre com calma. Também é importante evitar pedaços muito grandes e ter muuuita calma com os alimentos grudentos – como balas e chicletes.

“Escovar os dentes vira um pesadelo”

Quanto exagero nesse mito! Claro que não é assim, né? O que muda na hora de escovar os dentes é que vai precisar de um pouco mais de atenção, só isso.

Acontece que os braquetes (as pecinhas do aparelho) facilitam o acúmulo de restos de alimentos, que podem desenvolver placas bacterianas e as teeemidas cáries. Por isso, precisa ficar de olho, limpar cada espaço, escovar bem e passar o fio dental.

Nada que seja um bicho de sete cabeças, rsrs

Agora, me contem: vocês já ouviram falar de mais alguma coisa sobre aparelho dental e querem saber se é mito ou verdade? Deixem suas perguntinhas aqui nos comentários, ok?

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada