Blog Saúde Bucal

7 mitos sobre aparelhos ortodônticos, cáries e clareamento

7 mitos sobre aparelhos ortodonticos, caries e clareamento

Todo mundo deseja ter um sorriso saudável e bonito, não é mesmo? A boa notícia é que, com o avanço dos tratamentos odontológicos, esse sonho está mais acessível a cada dia. São várias as técnicas e soluções atuais para problemas clínicos ou estéticos como cáries, dores, doenças periodontais, aparelhos ortodônticos, clareamento, entre outros.

Com isso, infelizmente, surgem também muitos boatos e informações incorretas ao redor desses tratamentos. Mas o importante é sempre seguir as orientações de profissionais qualificados! Portanto, no post de hoje, desvendamos os sete principais mitos em relação a aparelhos ortodônticos, cáries e clareamento dentário. Continue a leitura e não marque bobeira com sua saúde bucal!

Mitos sobre aparelhos ortodônticos

Machucam muito

No começo do tratamento com o aparelho ortodôntico, é natural que ele seja um “corpo estranho” e cause alguns atritos com as bochechas, lábios ou língua. Mas apesar do incômodo inicial, esse atrito logo é minimizado e, então, nos acostumamos com eventuais desconfortos. Além disso, atualmente, o mercado traz vários opções de ceras de proteção e outras soluções para tais ocasiões.

O tratamento demora

O tratamento com aparelho dentário demora determinado tempo para cada paciente. Entretanto, com a evolução e a significativa melhora do processo, as técnicas já evoluíram, e não são mais necessários tantos anos para completar o tratamento.

De qualquer forma, é importante ter em mente que todo tratamento é um processo, e que a conquista de um sorriso bonito e uma oclusão correta vale muito a pena.

Causam manchas

Quanto às manchas, não é verdade que inevitavelmente o uso de aparelho ortodôntico irá manchar seus dentes ou causar cáries. O que ocorre é que o aparelho tende a dificultar a higiene bucal do paciente e, com isso, muitas pessoas costumam perceber um acúmulo da placa bacteriana e a descalcificação dos dentes.

Portanto, durante o tratamento com aparelho ortodôntico, é fundamental manter cuidados ainda mais especiais. Isso inclui a escovação, mas também é preciso evitar a ingestão de alimentos que contenham muito açúcar ou corantes, por exemplo.

Mitos sobre cáries

Sempre doem

Nem toda cárie provoca dor! É apenas em casos avançados, quando a situação se agrava e a cárie atinge o nervo do dente, que a pessoa sente dor e incômodo intensos. Na maioria das vezes, as cáries passam despercebidas. Justamente por isso, é preciso ter o acompanhamento regular de um profissional, para manter a manutenção e a prevenção da sua saúde bucal em dia.

São causadas por doces

Quem nunca ouviu dos pais que comer muito doce causa cáries? A preocupação é comum em relação à alimentação dos filhos, mas na verdade, a cárie tem origem no ácido produzido pelas bactérias da nossa boca.

Tal produção é intensificada pela ingestão de carboidratos em geral (pães, massas, doces, frutas…), e não apenas balas e chicletes. Portanto, cuidar da alimentação ajuda, mas é preciso também investir na higienização adequada para reduzir o acúmulo das bactérias que enfraquecem o esmalte dos dentes e causam as cáries.

Mitos sobre clareamento

Não há contraindicações

É necessário o diagnóstico de um profissional antes de iniciar o clareamento, mas há alguns casos em que esse tratamento não é recomendado: há contraindicações para crianças, gestantes, pessoas com implantes, pessoas com doenças periodontais, alérgicas, etc. Não há muitas restrições, mas cada caso deve ser analisado com cuidado.

Enfraquece os dentes

A estrutura dental de algumas pessoas faz com que elas não respondam bem ao tratamento, pois seus dentes podem não ficar mais brancos. O clareamento acontece por uma reação química entre o gel clareador e o pigmento que causa o escurecimento dos dentes, não sendo abrasivo e não afetando tal estrutura. Consequentemente, não resulta no enfraquecimento dos dentes

Além de tratamentos especializados e do uso de aparelhos ortodônticos, preocupar-se e cuidar diariamente dos dentes é fundamental para quem quer manter sua saúde e boa aparência. Juntando esses hábitos com visitas regulares ao dentista, você cultivará um sorriso perfeito!

E então, gostou de desmitificar os principais rumores sobre aparelhos ortodônticos e saúde bucal? Para ficar sempre atualizado sobre o assunto, não deixe de curtir nossa página no Facebook!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada