Todo mundo deseja ter um sorriso saudável e bonito, não é mesmo? A boa notícia é que, com o avanço dos tratamentos odontológicos, esse sonho está mais acessível a cada dia. São várias as técnicas e soluções atuais para problemas clínicos ou estéticos como cáries, dores, doenças periodontais, aparelhos ortodônticos, clareamento, entre outros.
Com isso, infelizmente, surgem também muitos boatos e informações incorretas ao redor desses tratamentos. Mas o importante é sempre seguir as orientações de profissionais qualificados! Portanto, no post de hoje, desvendamos os sete principais mitos em relação a aparelhos ortodônticos, cáries e clareamento dentário. Continue a leitura e não marque bobeira com sua saúde bucal!
Mitos sobre aparelhos ortodônticos
Machucam muito
No começo do tratamento com o aparelho ortodôntico, é natural que ele seja um “corpo estranho” e cause alguns atritos com as bochechas, lábios ou língua. Mas apesar do incômodo inicial, esse atrito logo é minimizado e, então, nos acostumamos com eventuais desconfortos. Além disso, atualmente, o mercado traz vários opções de ceras de proteção e outras soluções para tais ocasiões.
O tratamento demora
O tratamento com aparelho dentário demora determinado tempo para cada paciente. Entretanto, com a evolução e a significativa melhora do processo, as técnicas já evoluíram, e não são mais necessários tantos anos para completar o tratamento.
De qualquer forma, é importante ter em mente que todo tratamento é um processo, e que a conquista de um sorriso bonito e uma oclusão correta vale muito a pena.
Causam manchas
Quanto às manchas, não é verdade que inevitavelmente o uso de aparelho ortodôntico irá manchar seus dentes ou causar cáries. O que ocorre é que o aparelho tende a dificultar a higiene bucal do paciente e, com isso, muitas pessoas costumam perceber um acúmulo da placa bacteriana e a descalcificação dos dentes.
Portanto, durante o tratamento com aparelho ortodôntico, é fundamental manter cuidados ainda mais especiais. Isso inclui a escovação, mas também é preciso evitar a ingestão de alimentos que contenham muito açúcar ou corantes, por exemplo.
Mitos sobre cáries
Sempre doem
Nem toda cárie provoca dor! É apenas em casos avançados, quando a situação se agrava e a cárie atinge o nervo do dente, que a pessoa sente dor e incômodo intensos. Na maioria das vezes, as cáries passam despercebidas. Justamente por isso, é preciso ter o acompanhamento regular de um profissional, para manter a manutenção e a prevenção da sua saúde bucal em dia.
São causadas por doces
Quem nunca ouviu dos pais que comer muito doce causa cáries? A preocupação é comum em relação à alimentação dos filhos, mas na verdade, a cárie tem origem no ácido produzido pelas bactérias da nossa boca.
Tal produção é intensificada pela ingestão de carboidratos em geral (pães, massas, doces, frutas…), e não apenas balas e chicletes. Portanto, cuidar da alimentação ajuda, mas é preciso também investir na higienização adequada para reduzir o acúmulo das bactérias que enfraquecem o esmalte dos dentes e causam as cáries.
Mitos sobre clareamento
Não há contraindicações
É necessário o diagnóstico de um profissional antes de iniciar o clareamento, mas há alguns casos em que esse tratamento não é recomendado: há contraindicações para crianças, gestantes, pessoas com implantes, pessoas com doenças periodontais, alérgicas, etc. Não há muitas restrições, mas cada caso deve ser analisado com cuidado.
Enfraquece os dentes
A estrutura dental de algumas pessoas faz com que elas não respondam bem ao tratamento, pois seus dentes podem não ficar mais brancos. O clareamento acontece por uma reação química entre o gel clareador e o pigmento que causa o escurecimento dos dentes, não sendo abrasivo e não afetando tal estrutura. Consequentemente, não resulta no enfraquecimento dos dentes
Além de tratamentos especializados e do uso de aparelhos ortodônticos, preocupar-se e cuidar diariamente dos dentes é fundamental para quem quer manter sua saúde e boa aparência. Juntando esses hábitos com visitas regulares ao dentista, você cultivará um sorriso perfeito!
E então, gostou de desmitificar os principais rumores sobre aparelhos ortodônticos e saúde bucal? Para ficar sempre atualizado sobre o assunto, não deixe de curtir nossa página no Facebook!