Manter os dentes perfeitos, hoje em dia, não é uma tarefa tão impossível assim. Antigamente era necessário passar por vários tratamentos caros e, muitas vezes, dolorosos para chegar perto de um sorriso bonito.
Não é preciso ficar no vermelho ou passar por sessões dolorosas para manter os seus dentes perfeitos, basta ter atenção, cuidado e dedicação para mantê-los perfeitos em qualquer época da vida.
Entenda melhor como você pode manter sua boca saudável mudando apenas alguns hábitos.
Não economize nos itens de escovação
Escolha bem a sua escova de dentes: leve em consideração a maciez, o tamanho, a textura, a qualidade das cerdas. Você pode conversar com um especialista que indique a melhor escova para você. Não esqueça de usar também um fio dental resistente e um enxaguante bucal.
Capriche na escovação diária
Capriche na escovação, pelo menos, três vezes ao dia: de manhã, após o almoço e antes de dormir. O ideal é sempre escovar por pelo menos quatro minutos, passar o fio dental e em seguida o enxaguante bucal. É importante escovar os dentes mantendo os movimentos circulares, recomendados pelos dentistas.
Visite seu dentista regularmente
É importante buscar ajuda profissional para manter seus dentes perfeitos e verificar se a saúde bucal está em ordem. Se você ainda não tem um dentista, procure um com quem se sinta confortável e que possa te acompanhar. Faça visitas regulares para checar se será necessária alguma mudança na higienização diária.
Atenção com a alimentação
Uma alimentação equilibrada é uma ótima aliada da saúde bucal. A maçã, por exemplo, limpa os dentes naturalmente pela sua fibrosidade natural. A pera, também fibrosa, ajuda a prevenir doenças gengivais e combate a cárie. Para preservar o esmalte dos dentes e prevenir a acidez bucal, queijo. Pepinos, morangos, castanha do pará, cenoura e outros alimentos também fazem a diferença para garantir um sorriso bonito.
Drible bebidas que escurecem o dente
Não consegue largar o café ou o refrigerante de cola? Não tem problema, dá pra usar um canudinho para ingerir as bebidas diminuindo consideravelmente o contato das mesmas com os dentes. Após bebê-las, mesmo com o truque do canudinho, mantenha o hábito de fazer um bochecho com água, caso não seja possível escovar imediatamente os dentes. Além das bebidas escuras, alguns outros fatores também podem influenciar a coloração dos dentes, como alimentos pigmentados e acúmulo de tártaro.
Evite o cigarro
Não é uma lenda: cigarros realmente escurecem os dentes. Por esse motivo os fumantes geralmente tem os dentes mais fracos e amarelados. Quanto maior o consumo de tabaco, mais manchas nos dentes. O tabaco fragiliza a saúde bucal por diminuir a resposta imunológica a bactérias. Fora isso, fumantes tem uma tendência maior a apresentar mau hálito (conhecido também como halitose).
Tenha cuidado com clareamento
Essa é a opção para os mais apressadinhos (e ela envolve mais dinheiro também). Há a opção de fazer um clareamento dental com um profissional qualificado que indicará os melhores métodos que atendam a sua demanda, deixando-o cada vez mais próximo do sorriso perfeito. O que não é muito indicado é o uso indiscriminado de materiais de clareamento dental caseiro. Muitos deles não são confiáveis e podem causar mais prejuízo do que benefícios.
O que achou das nossas dicas para manter seus dentes saudáveis? Em caso de dúvidas, deixe suas perguntas nos comentários!