5 cuidados que você deve ter com a higiene da língua | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

5 cuidados que você deve ter com a higiene da língua


5 cuidados que você deve ter com a higiene da língua

A maioria das pessoas já conhece a importância de escovar os dentes regularmente, mas você sabia que a higiene da língua também faz toda a diferença para a saúde da sua boca? Isso mesmo, esse órgão é capaz de acumular restos alimentares e pode ser reservatório de inúmeras bactérias.

O acúmulo de sobras alimentares, micro-organismos e células descamadas na língua causa, principalmente, mau hálito. Ampliada por doenças ao redor dos dentes e falta de higienização, a saburra (crosta esbranquiçada na parte superior da língua) é um dos principais sinais de que algo está errado em sua boca.

O problema é que os micro-organismos encontrados nessa crosta podem migrar para outros locais do corpo, pelo sangue, e causar infecções na garganta e até em órgãos distantes, como o coração. Ou seja, a falta de cuidados pode acarretar em problemas maiores.

Se sua língua apresenta uma crosta branca ou amarelada é sinal de que ela não está bem higienizada, e você precisa mudar isso.

Quer saber como? Então continue lendo este post e descubra 5 cuidados que você deve ter com a higiene da língua!

1. Escove a língua regularmente

Você pode utilizar diferentes instrumentos para fazer a higiene da língua, desde a escova de dentes até um raspador específico.

A escova dental não foi desenvolvida para a limpeza desse órgão, já que pode causar ânsia. Ela pode até soltar a crosta esbranquiçada de maneira eficiente, mas não a remove. Se essa for a sua única opção, escove a língua como se escovasse os cabelos, do fundo para a ponta.

É importante que a limpeza seja feita após a escovação dos dentes e que a escova esteja bem seca antes de ser guardada, a fim de evitar que aquelas bactérias sejam transferidas novamente para o interior da boca.

2. Use raspadores de língua

Os raspadores de língua foram criados para a higienização desse órgão. Eles têm o formato adequado para a operação, não machucam o tecido, alcançam toda a extensão lingual e removem completamente a crosta esbranquiçada.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Da mesma maneira que com a escova, é importante que a raspagem seja feita do fundo para a frente, a fim de trazer todas as impurezas até a ponta da língua. Lembre-se de fazer movimentos suaves para não irritar o local.

3. Complemente a higiene da língua com produtos adicionais

Além de raspadores e limpadores acoplados em escovas, podem ser utilizados sprays e enxaguantes bucais para uma boa higienização da língua. Esses produtos são capazes de estender a duração do hálito fresco e complementar a limpeza.

A utilização desses itens não substitui a escovação nem a raspagem da língua. Mesmo que alguns tenham a capacidade de agir contra bactérias ou fazer suplementação de flúor, sem uma higienização correta, eles não garantem a saúde da sua boca.

4. Fique atento aos sinais que a boca dá

A higiene da boca é muito importante, e pode refletir também na saúde de todo o corpo. O contrário também é verdade.

Por isso, fique atento aos sinais: se você estiver com mau hálito ou com a língua esbranquiçada, e não conseguir resolver isso com a limpeza, procure um dentista ou médico. Problemas estomacais, e até estresse, podem ocorrer devido a esses problemas.

5. Não se esqueça de beber água

O líquido da vida ajuda em tudo, não é mesmo? Quando tomamos pouca água, nossa saliva fica mais espessa e não consegue exercer as funções de limpeza que deveria.

Beber no mínimo 2 litros de água por dia já é o suficiente para suprir nossas necessidades diárias, ou seja, não faltará água para a fabricação de saliva. Assim, ela conseguirá chegar a todas as partes da boca, agindo sobre o paladar, hidratando e reparando os tecidos, mantendo a saúde dos dentes e prevenindo o surgimento de bactérias.

Viu só como a higiene da língua é indispensável à saúde bucal? Seguindo esses cuidados, você terá uma boca mais saudável e livre de problemas por mais tempo.

Gostou deste artigo e quer aprofundar seus conhecimentos sobre os cuidados com a saúde da sua boca? Então aproveite a visita em nosso blog e leia também este outro artigo!

Postado em 30/05/2017.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter