O medo de dentista é um sentimento que afeta muitas crianças ― e também alguns adultos. Ter receio de realizar qualquer procedimento nos dentes, não conhecer muito bem os processos e até a fobia do barulho do famoso “motorzinho” usado pelo profissional são alguns dos motivos que aterrorizam muitas pessoas. Mas, acredite: é totalmente possível superar esse problema!
No texto de hoje, você vai conhecer algumas dicas importantes para superar esse medo. Quer saber mais? Continue a leitura!
1. Explique para a criança a importância de visitar o dentista
Se o seu filho tem medo de dentista ou já demonstra algum receio nas primeiras visitas, é importante que você não alimente esse sentimento. Isso quer dizer não ameaçar dizendo que vai levá-lo ao dentista caso se comporte mal, por exemplo. É preciso agir de maneira contrária, explicando com paciência a importância de cuidar dos dentes com alguém que entende do assunto.
Fale que o dentista é um amigo que vai ver se está tudo bem com os dentes e ensinar os melhores cuidados. Reforce essa frase sempre que for possível, para que seu filho associe a imagem do profissional como alguém do bem e que vai ajudá-lo a manter o sorriso sempre bonito e saudável.
2. Leve seu filho com frequência a um profissional
Outra dica importante para que a criança perca o medo de sentar na cadeira de um odontologista é levá-lo com a frequência indicada, ou seja, de 6 em 6 meses ou conforme orientações.
Essa regularidade vai fazer com que ele se acostume a visitar o consultório e não tenha tanto medo. Além disso, também ajuda a prevenir várias doenças e tratamentos mais invasivos, portanto é melhor evitar problemas sérios indo frequentemente ao dentista, certo?
3. Coloque fones de ouvido para se distrair
Se você também tem certo receio de ir ao dentista, a dica é colocar fones de ouvido durante os procedimentos para relaxar e se distrair um pouco dos barulhos que possam causar sensação de pânico.
Faça uma lista com entrevistas de pessoas que você gosta, podcasts ou músicas favoritas. O que vale é esquecer um pouco o que acontece ao redor e prestar atenção no que você está ouvindo no momento.
4. Tire dúvidas antes de começar um procedimento
Se você tem medo dos procedimentos que serão feitos nos seus dentes durante o tratamento proposto pelo odontologista, não hesite em tirar todas as suas dúvidas antes de começar.
Faça uma lista com perguntas e não se acanhe em fazê-las: é dever do profissional esclarecer tudo e direito do paciente saber passo a passo do tratamento. Assim, você fica mais tranquilo e até pode perder o medo de determinados procedimentos.
Sentir medo de dentista é algo comum, portanto não sinta vergonha e muito menos use-o como justificativa para não visitar um consultório odontológico regularmente. Seguindo nossas dicas, você e as crianças poderão ficar mais tranquilos percebendo que cuidar dos dentes é prazeroso e traz um sorriso muito mais bonito!
Agora que você já sabe o que fazer para evitar o medo de dentista, entre em contato conosco e marque uma consulta!