Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Rentabilidade do negócio: como otimizar a da sua clínica odontológica


Rentabilidade do negócio: como otimizar a da sua clínica odontológica

Todo mundo que tem um negócio para tocar e que busca uma boa estabilidade financeira precisa se dedicar um pouco a entender conceitos básicos de gestão. Não se trata de nada muito complicado, mas são assuntos que devem ser levados à sério e entendidos com cuidado.

Se você está buscando aumentar a rentabilidade do negócio, temos algumas dicas muito importantes para você. Confira!

Mapear processos e identificar falhas

De uma maneira prática, rentabilidade é a diferença entre todo o dinheiro que você aplicou na sua cínica e o que ela te oferece de volta. Nessa conta, “saldo positivo” é quando você ganha mais do que precisa investir, e é só com esse resultado que seu negócio vai para frente.

Para que você consiga ter bons resultados, é preciso conferir se tudo está sendo feito da maneira correta. É isto que queremos dizer quando falamos em mapear processos e identificar falhas.

Atente-se a todos os procedimentos que acontecem no seu dia a dia e confira se alguma coisa poderia ser melhorada. Existe algum problema que precisa ser resolvido? A sequência em que tudo acontece, desde a abertura da clínica ao contato com os clientes, atendimento, pagamento, limpeza e atualização dos seus controles, está sendo feita da melhor forma possível?

Qualquer coisa que te faça perder tempo, ter retrabalho ou que te custe mais caro do que deveria é algo que precisa ser resolvido. Assim, você diminui seus custos.

Usar a tecnologia para diminuir despesas

Um erro que muita gente comente é pensar que investir em tecnologia é algo que só torna suas contas mais altas no final do mês. Mas sabemos que todo investimento tem que ter um retorno que valha a pena e, no caso da tecnologia, isso não é diferente.

Pense bem: quanto você gastaria para ter um prontuário eletrônico durante um ano? Quanto gasta para utilizar um modelo de prontuário impresso no mesmo período?

Depois de responder a essas questões, imagine o tempo necessário para encontrar e guardar os prontuários dos pacientes nos dois casos. Multiplique a diferença do tempo pelo valor que você acha que custa a sua hora de trabalho. No final, pense ainda em qual dos casos é mais fácil de fazer uma cópia de segurança e quanto espaço você precisa para guardar as informações.

Considere também a facilidade que pode ter usando outras ferramentas. Compare, por exemplo, modelos físicos e digitais de agendas.

Pense também na possibilidade de não perder mais horários porque seus clientes simplesmente esqueceram da sua consulta e você não teve tempo de ligar para cada um deles para lembrá-los. Em vez disso, você pode ter um sistema automatizado com lembretes já programados. Imagine a economia na sua conta de telefone!

Qualquer solução que possa reduzir os seus custos ou aumentar a suas receitas deve ser adotada. Assim, você também melhora a rentabilidade do negócio.

Fidelizar pacientes e aumentar a receita

É muito mais caro conseguir clientes novos do que manter os atuais. Para quase todo tipo de negócio, essa é uma regra de ouro. Por isso, você precisa manter os seus pacientes fidelizados ao seu consultório. Para evitar que eles te abandonem, reforce a comunicação.

Veja o que eles andam procurando e que você também pode oferecer como, por exemplo, outros tipos de tratamento. A ideia é não deixar que eles corram atrás de clínicas concorrentes.

Converse com eles e escute o que têm a te dizer. Veja se é o caso de fazer um convênio com um estacionamento próximo, se a forma de pagamento está adequada e qualquer outro detalhe que possa fazer a diferença. Lembre-se de que seus objetivos são atender da melhor maneira possível, oferecendo o máximo de benefícios.

Analisando o perfil dos seus clientes, vai ficar mais fácil até de você conseguir melhorar a sua forma de divulgação.

Controlar bem o seu financeiro

Como falamos anteriormente, para otimizar a rentabilidade do negócio, é preciso melhorar a entrada de dinheiro e enxugar a saída. Uma boa forma de conseguir enxergar se você está conseguindo fazer isso de uma maneira adequada é olhando para os seus controles financeiros.

Para que você possa estudar o seu financeiro com atenção, é necessário que ele esteja bem feito, com todos os lançamentos em dia e tudo mais no lugar. Depois disso, é hora de estudar os seus números.

Tire um tempo para avaliar como anda vigiando as suas contas. Você tem uma rotina mensal para fazer essa análise? Tem registrado tudo que é preciso na hora em que as coisas acontecem, como quitar contas e anotar os pagamentos dos clientes?

Muita gente não sabe que o controle financeiro pode dar muitas dicas sobre como melhorar o negócio. Além de ver se está tendo lucro ou prejuízo, você pode pegar tanto os seus gastos como as suas receitas e tentar entender o que eles querem dizer a você.

Se reparar, por exemplo, que a conta de energia ou de água tem aumentado recentemente, provavelmente há alguma coisa nova acontecendo. Pode ser uma forma de atender os pacientes que exige mais de seus equipamentos, um vazamento na pia ou mesmo um ar-condicionado que não está funcionando bem.

Quanto às suas receitas, que tal comparar as formas nas quais tem recebido? Como seus pacientes têm preferido te pagar: dinheiro, cartão, convênio? Essas são boas dicas de assuntos sobre os quais você deve pensar.

Será que está na hora de tentar buscar mais convênios para serem atendidos? É hora de investir em algum tipo de equipamento que te permita fazer um ou outro exame dentro da própria clínica?

Busque cortar os gastos que não estão fazendo muito sentido e encontrar oportunidades que aumentem a sua receita. Faça isso sempre mantendo o seu controle financeiro em dia e verá que bons resultados aparecerão.

Agora que você já tem nas mãos ótimas dicas de como aumentar a rentabilidade do negócio de forma prática e não muito complicada, veja quais delas você ainda não aplicou no seu consultório e coloque-as em andamento!

Outra boa sugestão para que você possa melhorar os seus resultados e garantir uma vida longa e saudável para sua clínica é baixar gratuitamente o nosso e-book “Consultório de Alta Performance“. Com uma linguagem simples e conteúdo adaptado para o seu negócio, esse material poderá lhe ajudará bastante!

Postado em 31/05/2017.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin