Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Como ajudar seus filhos na higiene bucal?


Como ajudar seus filhos na higiene bucal

Preocupar-se com a saúde bucal é um hábito que deve ser cultivado desde pequeno. Mas como incentivar as crianças a cuidar dos dentes quando isso não é prioridade para elas no cotidiano? É muito importante não ceder à birra da garotada na hora de escovar os dentes, mostrando que a rotina de cuidados não é tão complicada como parece.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos mostrar — com dicas simples — como auxiliar seus filhos na higiene bucal. Vamos lá?

Comece desde cedo

A higiene bucal se inicia antes dos dentinhos nascerem. A limpeza deve começar com o auxílio de uma fralda de pano umedecida com água. Em seguida, passe para a dedeira e logo depois para a escova. Dessa maneira, o bebê se acostuma e compreende que o hábito faz parte de seu dia a dia. O pequeno pode até não gostar, mas entende que aquilo é necessário.

Crie uma rotina

Uma das melhores formas de estimular seus filhos a cuidar da boca é fazendo disso um hábito. Portanto, escove os dentes sempre no mesmo horário. Se a criança acabou de almoçar, leve-a para realizar a limpeza bucal. Assim, ela se acostumará a fazer a higiene após as refeições.

Compre escovas coloridas

Essa é uma das recomendações dos dentistas para estimular os pequenos a escovar os dentes sem fazer disso uma tortura. Compre pastas e escovas dentais de acordo com a idade da criança: o mercado oferece aos consumidores uma quantidade incrível de produtos.

Se quiser, você pode até mesmo levar as crianças para que elas escolham as próprias escovas. Dessa forma, elas podem ficar mais motivadas na hora da limpeza bucal. Festeje o momento e brinque com seus filhos, fazendo com que eles associem o ato da escovação a algo divertido.

Conte sobre as consequências da falta de higiene bucal

Toda vez que seu filho se recusar a escovar os dentes, conte a ele o que pode acontecer. Ou seja, relate sobre todos os problemas que ele terá se não cuidar bem da higiene da boca. Fale sobre as cáries, em como a dor pode ser insuportável e sobre a péssima aparência que os dentes terão caso ele não cuide direitinho deles.

Quando vocês forem ao dentista, peça ao profissional que ressalte a importância de uma boa higiene bucal. Por ser uma autoridade no assunto, as crianças costumam escutá-lo.

Consulte regularmente um profissional

Vá ao dentista com frequência junto com seu filho. Se puder, leve-o a um consultório infantil especializado. Esses espaços costumam ser adaptados aos pequenos e contam com muitos brinquedos. Assim, a ida ao profissional vai ficar mais agradável.

Cuidar dos dentes desde a infância é a melhor maneira de evitar problemas como cáries, por exemplo, e de crescer com um sorriso bonito e sem falhas.

E então, gostou das dicas de como ajudar seus filhos na higiene bucal? Então deixe seu comentário sobre como incentivar a criançada na hora de escovar os dentes! Queremos saber de que forma você lida com a rotina de cuidados da garotada!

Postado em 15/12/2016.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter