Blog Business

Sorriso Perfeito

Tudo sobre…aparelho invisível

 

Para quem deseja corrigir os dentes, mas não quer exibir um sorriso metálico, o aparelho invisível fixo ou o móvel (o Invisalign) são ótimas opções. A ortodontista Érica Marie Sallum, da Clínica Sorridents (SP) , explica como essas técnicas diferem do convencional

 

aparelho-invisivel

 

O que é o aparelho invisível fixo?

Indicado para pacientes que necessitam de correções ortodônticas, e ao mesmo tempo possuem necessidades estéticas, este tipo de aparelho, assim como o convencional, tem os bráquetes feitos de porcelana branca (e não de alumínio) colados aos dentes e fio ortodôntico metálico para promover a movimentação dos dentes.

Como ele age na correção?

Primeiramente é realizado um planejamento ortodôntico inicial, em seguida o profissional vai atuando de acordo com a resposta que cada indivíduo apresenta e, através da troca de fios ortodônticos, são obtidas movimentações dentárias.

Qual o diferencial dele?

Como vantagem, tem-se a estética e transparência do material. Como desvantagem o custo maior e pigmentação das peças de acordo com a alimentação.

Há algum cuidado específico durante o tratamento?

È importante manter a higienização bucal correta e evitar certos alimentos (café, chocolate, vinho, refrigerantes à base de cola, molho de tomate, entre outros) que possam amarelar o aparelho. Quanto a manutenção, é igual de um aparelho metálico – geralmente a cada 21 dias.

E o aparelho móvel invisível?

Também chamado de Invisalign, é feito de placas de acetato. Trata-se de uma técnica ortodôntica que utiliza um jogo de moldeiras feitas sob medida para cada paciente, desenvolvidas através de um software, que envia as informações do paciente para a central nos EUA, que providencia o jogo de moldes necessários para o tratamento. A quantidade de moldeiras varia de acordo com o tratamento mais adequado para cada pessoa.

Quando ele é indicado?

Em casos de apinhamentos suaves (dentes levemente encavalados, tortos, sem alinhamento), retrocesso de tratamentos anteriores (caso o paciente já tenha usado aparelho ortodôntico anteriormente, mas os dentes tenham apresentado algum pequeno retorno ao estágio anterior ao tratamento realizado), e pequenas movimentações dentárias.

Como o Invisalign funciona na correção dos dentes?

Depois de realizado um planejamento do tratamento do início ao fim, através de um software, são confeccionadas as moldeiras responsáveis pelas movimentações dentárias de, em média, 2 mm cada (a quantidade varia de acordo com os casos e será responsável pela movimentação dos dentes para a posição deseja com o tratamento em até 2mm). O dentista responsável pelo tratamento é que deve identificar se essa movimentação aconteceu para, só então, passar a utilizar uma nova moldeira e, assim, evoluir no tratamento.

Qual o diferencial dele?

A parte estética, já que a transparência das moldeiras as deixa praticamente imperceptíveis, e também o conforto no uso.

E o Invisalign, requer algum cuidado específico durante o tratamento?

A única orientação é lavar o Invisalign em água corrente, mas tenha o cuidado de não utilizar água quente ou morna, pois dessa forma as placas podem sofrer distorções.

 

FONTERevista Plástica e Beleza

Dra Érica Sallum é franqueada da Sorridents Vila Prudente.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas