Na última semana, matérias em jornais e canais de TV denunciaram a prática ilegal da odontologia e a venda de produtos odontológicos em centros de comércio popular na cidade de São Paulo.
A moda do momento entre os jovens é o “Aparelho Diferenciado” ou “Aparelho de Enfeite”, aparelhos ortodônticos com borrachinhas e fios coloridos, que são instalados por pessoas sem especialização ou conhecimento em odontologia.
O risco a saúde de produtos falsificados já é conhecido, ainda mais quando se trata de algo a ser usado no corpo. O aparelho ortodôntico é composto por diferentes elementos, que se não utilizados corretamente ou acompanhado por um profissional capacitado pode trazer inúmeros malefícios ao organismo.
Aparelhos mal instalados machucam e inflamam as gengivas, aumentam o acúmulo de alimentos e sujeira nos dentes, causam modificações dentárias prejudiciais e em alguns casos, podem ocasionar perda óssea e dos dentes.
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) disponibiliza o 0800 700 5572 para denúncias e orientação aos pacientes que desconfiarem de prática ilegal da Odontologia.