Você cuida bem da sua higiene bucal?
A estatística do Brasil não é muito boa quando se diz respeito a higiene bucal dos brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40 milhões de pessoas já perderam os dentes. Esse é um fator preocupante que esbarra na falta de cultura do país que não se preocupa tanto com a saúde dos dentes, e só vão ao dentista quando estão com algum problema.
Ainda segundo o Ministério, 58% dos brasileiros não fazem uso da escova de dente e um terço da população nunca fez um tratamento dentário. Pessoas com mais de 65 anos têm mais tendência a ter doenças inflamatórias na gengiva e perda de dentes. E cerca de 40% dos brasileiros com faixa etária de 15 a 19 anos já perderam pelo menos um dente.
Segundo a Drª Ana Paula Tesini, clínica geral da rede Sorridents, as pessoas não vão ao dentista por falta de cultura do país. “Não existe uma cultura de incentivo e as pessoas acabam indo apenas em situações de dor ou inflamação ou até mesmo em situações irreversíveis como a perda do dente” complementa.
O principal motivo da má qualidade da saúde bucal dos brasileiros está no pouco cuidado com a higiene bucal, o que pode gerar doenças periodontais, como a gengivite , periodontite e GUNA – gengivite ulcerativa necrosante aguda. Além da cárie, doença que é bastante comum.
Algumas das principais doenças bucais:
Periodontite
É uma doença infecto-inflamatória que ocorre nas gengivas ou nos tecidos de sustentação dos dentes, e pode resultar na perda dos dentes se não tratada.
Gengivite
É causada pela placa bacteriana e consiste na inflamação dos tecidos gengivais. Os principais sintomas são: gengiva inchada com cor vermelha, que sangra facilmente até mesmo com uma escovação leve. O caso é reversível com a mudança dos hábitos de higiene bucal.
Cárie
É uma doença bastante comum em crianças e adolescentes por conta do alto consumo de açucares. É caracterizada pelo enfraquecimento da estrutura dental e causa dor e sensibilidade no dente afetado.
Muito além das doenças bucais…
A falta de higiene bucal além de provocar essas doenças, pode abrir as portas para a entrada de bactérias na corrente sanguínea. Quando isso acontece você pode ficar mais vulnerável a doenças pulmonares, cardíacas e complicações da diabetes.
Dicas para manter a sua higiene em dia…
A doutora Ana Paula Tesini nos passou algumas dicas de como escovar os seus dentes de maneira correta e se prevenir dessas doenças. Siga os sete passos:
1° Passo: Começar escovando a parte superior, colocar a escova em 45 graus, fazer movimentos de cima para baixo, empurrando a gengiva em direção ao dente;
2° Passo: Escovando a parte inferior. Colocar a escova em 45 graus e fazer movimentos de baixo para cima, empurrando a gengiva em direção ao dente;
3° Passo: Fazer movimentos de vai em vem na região superior do dente (onde mastiga);
4° Passo: Escovar grupos de três dentes, não esquecer de escovar a parte de dentro dos dentes;
5° Passo: Escovar a língua;
6° Passo: Usar fio dental, descendo o fio, sempre abraçando o dente, para não machucar a gengiva;
7° Passo: Usar enxaguatórios bucais, sempre com orientação do seu dentista.
Além da escovação correta depois de cada refeição, a Drª Paula Tesini recomenda a visita ao dentista de seis em seis meses, pessoas com doenças periodontais mais graves devem comparecer a um especialista de 3 em 3 meses, às vezes, mensalmente.
“As pessoas devem evitar o açúcar, e ter uma dieta balanceada, com a ingestão de frutas, verduras e legumes” explica Drª Ana Paula Tesini. Mas o principal é ter uma boa higienização.
“Cuide de sua saúde bucal e visite seu dentista regularmente. Lembre-se que um sorriso saudável abre portas!”