O mundo tem evoluído de forma rápida e consistente — disso não há como fugir. Essas mudanças prometem atingir as mais diversas áreas de atuação e transformar os produtos e serviços.
Como você deve imaginar, essas novidades já começam a chegar ao mercado de odontologia.
Se você é o tipo de pessoa antenada e quer saber o que o futuro reserva para essa área, então está no lugar certo. Veja alguns pontos que abordamos na postagem de hoje e que prometem ganhar cada vez mais espaço. Vamos lá?
Pacientes cada vez mais preocupados com estética
Não tem como fugir: as pessoas estarão cada vez mais preocupadas em manter um sorriso alinhado e perfeito. Esse ponto chegou de forma tímida há alguns anos, mas se consolidou e hoje representa um valor para muitos brasileiros (e promete continuar crescendo).
Por essas e outras, as especializações como ortodontia (que trabalha a movimentação dos dentes) e a implantodontia (que faz os implantes) prometem continuar em alta. Esses são apenas alguns exemplos, mas todos os cuidados que promoverem dentes mais bonitos e saudáveis devem ter ainda mais espaço.
Portanto, esse representa um ótimo caminho para se investir e uma verdadeira promessa para os próximos anos.
Expansão da área de atuação
Considerando a estética do sorriso, outros procedimentos mais comuns também prometem ter cada vez mais espaço. Um exemplo é a aplicação de botox por dentistas, uma medida relativamente nova, mas que promete continuar crescendo e atingindo cada vez mais adeptos.
Para quem não sabe, o botox chegou como uma alternativa para resolver problemas na simetria da face, sorriso gengival e até mesmo melhorar casos de bruxismo — ou seja, uma forma eficiente de preservar os dentes.
Opções como essa prometem ganhar cada vez mais espaço, pois são responsáveis por melhorarem a qualidade de vida dos pacientes, devolvendo sua autoestima pela melhora na estética do sorriso.
Incorporação e uso de novas tecnologias
A tecnologia no tratamento e preservação de saúde bucal segue crescendo e promete não parar. Já existe muita especulação sobre o tratamento de cáries à laser ou com procedimentos indolores, novidades que atraem atenção de muitas pessoas e criam muita expectativa.
E não é só isso: tudo deve se tornar mais rápido, preciso e melhor — para o dentista e paciente. Para não ficar para trás, o melhor é estar sempre se atualizando e lendo sobre o assunto, pois essa é a melhor maneira de ficar em dia e de olho nas diversas possibilidades e pesquisas nos dias de hoje.
Mudança no modelo das clínicas
O futuro do mercado de odontologia promete contar com clínicas cada vez mais completas. Além de disponibilizarem todos os materiais e aparatos tecnológicos, é bem provável que elas sejam cada vez mais multidisciplinares.
Isso significa que ela vai contar com várias especialidades em um mesmo lugar, uma medida simples, que facilita muito a vida de muitos pacientes. Assim ele não precisa se deslocar para vários lugares, mas pode resolver tudo em apenas um ambiente.
Convenhamos: essa é uma forma de promover ainda mais comodidade para os clientes — um ponto que pode ser visto como um diferencial e fazer com que eles se fidelizem com mais facilidade.
Crescimento da saúde pública
A saúde bucal também vem ganhando mais força no meio público. A tendência é que o Governo Federal invista nesse ponto de forma mais enfática. E tem mais: ela deve atingir as três esferas: municipal, estadual e federal.
Para conseguir oferecer esse suporte e todos os procedimentos necessários, é bem provável que abram muitas vagas para esses profissionais nas mais diversas áreas de especialidades. Fique de olho e pondere essa possibilidade para sua carreira também!
O uso das redes sociais
As redes sociais se firmaram como uma estratégia em várias situações e não é diferente no mercado de odontologia. Elas representam uma ótima maneira de se relacionar com o cliente e fortalecer a marca, pois quem não está no meio online é esquecido com mais facilidade.
Além disso, elas representam uma maneira de difundir um conteúdo informativo e interessante para o cliente e até mesmo prospects. Essa é uma forma de aumentar o tráfego e fazer com que eles se identifiquem com a marca, considerando sua empresa no futuro.
Não tem como fugir: os consultórios de hoje precisam de atenção estratégica e as redes sociais são parte fundamental disso. Além de serem uma rede de relacionamento, elas oferecem uma oportunidade de divulgar o trabalho e reconhecer a qualidade do atendimento.
Planos de saúde com cobertura odontológica
Os planos de saúde também devem seguir a tendência e começar a ofertar serviços odontológicos. Isso deve acontecer seguindo dois caminhos: atendimentos locais ou em serviços conveniados, mas essa opção de cobertura deve estar disponível para o cliente.
Essa é uma maneira eficiente de popularizar o serviço e fazer com que as pessoas tenham mais acesso aos cuidados com os dentes.
Atuação pelo modelo de franquias
As franquias cresceram muito nos últimos anos e representam uma ótima maneira de iniciar um negócio próprio já com a credibilidade e segurança de uma marca conhecida.
Esse modelo de negócio promete continuar crescendo e se consolidando no mercado com cada vez mais força. Portanto, fique de olho nessa movimentação para entender as configurações futuras.
Oportunidade de seguir para outras áreas de atuação
O dentista formado também pode optar por dois outros caminhos: os concursos públicos e a carreira universitária. O primeiro oferece boas remunerações, mas com poucas vagas e essas são muito concorridas. Isso significa que é preciso muito preparo e dedicação.
A carreira universitária é outra possibilidade e pode significar uma ótima forma de complementar a renda (no caso das instituições particulares). No caso das federais, ela pode ser uma ótima alternativa para quem gosta do meio acadêmico e gostaria de seguir desenvolvendo pesquisas e trabalhos científicos.
Depois de entender um pouco melhor quais são as previsões para o futuro no mercado de odontologia, é hora de ficar atento e se mobilizar para não ficar para trás.
Se você gostou desse conteúdo e quer acompanhar todos os outros que temos produzido, que tal assinar a nossa newsletter agora mesmo? Assim você não perde nada e recebe o nosso material diretamente na sua caixa de entrada.