As pontes fixas (também chamadas de próteses parciais fixas) são utilizadas para substituir os dentes ausentes e o tecido gengival. Elas são fixadas aos dentes adjacentes e cimentadas no local. A subestrutura subjacente pode ser feita com material de cerâmica ou metal, mas as restaurações normalmente são de porcelana.
Uma ponte fixa é indicada para mim?
Falando de modo geral, se você estiver com vários dentes ausentes e apresentar tecido ósseo suficiente, a melhor opção deverá ser os implantes. Entretanto, uma ponte fixa poderá ser a melhor opção se você:
- Possui motivos financeiros ou de saúde que o impedem de optar pelos implantes.
- Deseja uma opção que normalmente é mais duradoura e proporciona uma melhor aparência e sensação que um aparelho removível.
- Não se incomoda de que seus dentes adjacentes recebam uma coroa para servir como âncora.
O que esperar
As pontes irão alterar seu modo de utilizar o fio dental.
É importante lembrar-se de que dentes, os quais serão substituídos e servirão como apoio para a ponte, serão unidos. Isso significa que voc~e não poderá mais utilizar fio dental através dos contatos entre os dentes. Ao invés disso, você precisará de um passa-fio, que permitirá a utilização do fio dental sob os dentes ausentes, assim como entre os dentes.
A ponte poderá parecer natural?
O maior desafio dos dentistas ao confeccionar uma ponte é fazer com que os dentes pareçam naturais, e que realmente pareçam emergir das suas gengivas, tarefas igualmente difíceis. Independente da habilidade do dentista e do protético,ocasionalmente poderá ser difícil superar esses problemas.
Fonte: Mude seu Sorriso – Dr. Ronald E. Goldstein