Gerenciar um consultório odontológico pode parecer simples. No entanto, este desafio abriga diversos cuidados que, se não forem tomados, podem colocar em risco o negócio inteiro. Administrar qualquer tipo de empresa no Brasil é uma tarefa árdua. O empresário precisa ter entendimento de mercado, paciência, habilidades de gestão e diversas outras características para poder chegar ao sucesso.
Por isso, listamos algumas regras práticas que podem valer ouro se você é um dentista que busca em seu próprio consultório a oportunidade de alcançar novos patamares profissionais. Por isso, leia atentamente cada dica dada aqui. Ela pode ser valiosa em seu negócio se posta em prática da forma correta.
Calcule o investimento inicial
Abrir e gerenciar um consultório odontológico exige diversos investimentos que não podem ser negligenciados. Se vai alugar um espaço pronto, dificilmente ele estará da forma ideal para começar a operar imediatamente. Então, coloque todos os investimentos necessários para reformar o local.
Tenha um carinho especial na hora de investir na sala de espera e recepção. Este será o seu cartão de visitas e pode ser o diferencial entre cobrar mais ou menos e ter mais ou menos clientes. Assim, a sala de espera deve ser confortável. De preferência, com uma decoração que transmita tranquilidade e paz.
Mantenha seu negócio visível
Nada pior do que ter um compromisso em algum lugar e não achar a localização de jeito nenhum — mesmo com GPS. Isso acontece porque a numeração e a fachada de alguns negócios está pouco visível. Isso prejudica a empresa que precisa da circulação de pessoas e de toda propaganda possível para conseguir mais consumidores.
No caso do seu consultório não é diferente, mesmo que você esteja alugando uma sala em um prédio comercial. O mais indicado é que cada paciente seu tenha fácil localização do seu consultório. De preferência, escolha um lugar onde há muitos pontos de referência. E se a sua loja permitir, coloque uma fachada grande e visível há muitos metros de distância.
Aprenda a fazer marketing na área da saúde
Propaganda é a alma do negócio. Disso ninguém duvida. Mas como fazer propaganda para um consultório odontológico? Como você bem sabe, existem diversas limitações legais que impedem a propaganda comum na área da saúde. Mas isso é uma boa notícia, pois estas normais valem para todos os consultórios, não apenas o seu.
Você pode atuar fazendo comunicação de relações públicas. Ou seja, esqueça preço e promoção. Invista em um bom Facebook e em um blog como este em que você está lendo. Trabalhe assuntos que são úteis ao seu público e veja seu tráfego aumentar. Depois que seu projeto online der certo, será questão de tempo até isso se refletir em seu consultório.
Capacite seus funcionários com treinamentos
O mau atendimento é um dos principais motivos pelos quais pacientes deixam de comparecer a um consultório. Você mesmo já deve ter se percebido em uma situação desconfortável por causa do atendimento ruim de alguma loja ou outro serviço.
Tenha empatia e coloque-se no lugar de um paciente seu. Ele já está indo ao consultório porque tem um problema — muito provavelmente com alguma dor ou preocupação. Além desse peso, ter que aguentar uma recepcionista de cara fechada pode ser a gota d’água para ele nunca mais voltar.
Então, invista em treinamentos de atendimento para sua secretária. Ela precisa ser profissional em lidar com as pessoas. Se possui outros funcionários no consultório, invista neles também. Além de garantir um ótimo atendimento, dessa forma você investe em capacitação para sua equipe, que é um grande diferencial no mercado de trabalho.
Conte com profissionais terceirizados de apoio
Não basta uma secretária e um dentista para formar um consultório odontológico de sucesso. Se você não quer perder todas as suas horas livres, serão necessários diversos outros profissionais de apoio. Pense bem, o que um empreendimento demanda de serviço? Listaremos apenas alguns serviços que são indispensáveis a qualquer empresa:
- Contador;
- Advogado;
- Marketing especializado;
- Serviços de limpeza.
Claro que é possível manter um negócio sem nada disso. Mas imagine quantas horas você perderá estudando assuntos irrelevantes para a sua profissão? E mesmo com todo o seu empenho, dificilmente você conseguirá desempenhar um papel melhor do que uma pessoa que é especializada em apenas um assunto.
Experimente deixar uma restauração dentária nas mãos de um advogado. O inverso disso se aplica tranquilamente. Então, busque e conte com bons parceiros. O seu negócio com certeza crescerá e você precisará deles periodicamente.
Encontre bons fornecedores para reposição de produtos
Todo consultório odontológico tem um grande fluxo de produtos descartáveis. Fique sem um desses itens e veja o seu consultório parar por completo. Utilize um bom controle de estoque e encontre diversos fornecedores para o mesmo tipo de produto.
Além de garantir o menor preço e o fornecedor mais ágil, dificilmente seu negócio ficará sem algum produto por falha de um fornecedor. Quando um não tiver o que você precisa, basta ligar para o próximo da lista e assim suprir o seu consultório.
Invista em um bom software de gestão
Organização é a palavra de ouro para qualquer empresário que quer manter o seu negócio com tudo no seu lugar, rendendo bons lucros. Por isso, aconselhamos que você invista em um bom software de gestão de consultório odontológico.
Através dele, é possível ganhar tempo na busca pelo cadastro de pacientes. Salvar tempo e recursos perdidos em caso de cancelamentos que poderiam ser evitados caso um sistema alertasse sua secretária e paciente sobre consultas.
Sem falar no controle de caixa e contas a pagar que muitos desses sistemas englobam. É a melhor forma de saber quanto o seu negócio está faturando agora, quanto você deve mensalmente. Assim, suas projeções de faturamento podem ter uma base mais sólida de planejamento — com base no que tem rendido agora mesmo.
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