Hoje, cada vez mais as empresas investem em estratégias para encantar clientes. A ideia é fazer com que o consumidor tenha uma ótima experiência de compra para garantir que ele volte sempre que precisar, além de recomendar a empresa para parentes e amigos.
Mas, como construir um vínculo afetivo com o cliente no meio de tanta concorrência? A primeira coisa a fazer é focar no seu público, entender os problemas, sonhos, desejos e expectativas. Por isso, pense no que a sua empresa pode fazer para atender as necessidades dele.
Fazer as pessoas se apaixonarem pela sua marca é um desafio, mas não é uma tarefa impossível. Por isso, selecionamos as estratégias mais utilizadas por empresas bem-sucedidas para você se inspirar. Acompanhe:
Direcione seus esforços para o público certo
Antes de começar a investir em anúncios, marketing ou publicidade para divulgar o seu negócio, faça um estudo do seu público-alvo. Quem são os seus clientes? Onde eles estão? O que estão buscando? Não adianta tentar abraçar o mundo com as mãos, é preciso direcionar o foco para o público certo.
Saber responder a essas perguntas é extremamente importante para a sua estratégia, pois a empresa que deseja encantar, precisa saber agradar. Fato similar acontece quando precisamos comprar um presente para alguém: quanto mais sabemos sobre a pessoa, maiores as chances de fazê-la feliz com a compra.
Ofereça um ambiente acolhedor
É importante fazer com que o cliente se sinta bem desde o primeiro momento em que ele entra na sua empresa. Quem atua na área de serviços, geralmente, dispõe de uma sala de espera, mas como deve ser esse espaço? Limpo, confortável, bem decorado e, de preferência, climatizado.
Um ambiente agradável, com opções de leitura, televisão, acesso à internet, água, café, chá, biscoitos, ou seja, tudo para que o cliente fique bem à vontade, como se estivesse em casa. Dessa forma, mesmo que o atendimento demore um pouco, ele nem perceberá o tempo passar.
Tenha uma equipe preparada para encantar clientes
Para ser capaz de encantar clientes os atendentes precisam ser simpáticos e atenciosos. Nada de pronunciar frases mecânicas. É preciso tratar as pessoas de forma humanizada. Chamar pelo nome, olhar nos olhos, ouvir mais que falar para poder ajudar no que for preciso.
Uma equipe eficiente não nasce pronta, por isso, é necessário oferecer constantes treinamentos, palestras, cursos e momentos de descontração e motivação. Assim, os seus colaboradores poderão incorporar a missão da empresa.
Ofereça conteúdo relevante para o seu público na internet
O marketing de conteúdo é uma estratégia que vem sendo muito utilizada com o objetivo de encantar clientes e conquistar seguidores da marca. Ele consiste em utilizar os recursos do marketing digital (site, blog, redes sociais, e-mail) para publicar artigos e dicas úteis para um determinado público.
Quem trabalha no segmento da saúde, pode aumentar o engajamento com o seu público por meio de publicações no Instagram com dicas para se manter saudável. Da mesma forma, um especialista na odontologia pode criar conteúdos voltados para sanar as dúvidas mais frequentes dos seus pacientes em uma página no Facebook.
Invista em atendimento personalizado
Hoje é mais do que necessário buscar recursos tecnológicos para prestar um atendimento personalizado, sabe por quê? Além de ser humanamente impossível lembrar-se do nome de todos os clientes, a tecnologia ajuda a empresa a manter um relacionamento duradouro com o cliente.
O sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento de Cliente) é uma plataforma que permite organizar um cadastro de todos os clientes e fazer campanhas de marketing por segmentação. Segmentar significa poder selecionar um público específico: mulheres acima de 40 anos, por exemplo. A partir daí, são criadas campanhas personalizadas.
Faça o cliente se sentir especial
Cada pessoa é única e especial e gosta de se sentir dessa forma. Uma maneira de você materializar isso é criando ações de relacionamento. Com ajuda do seu banco de dados, é possível enviar mensagens de felicitações no aniversário, dia das mães ou qualquer data que seja importante para seu cliente.
Crie campanhas voltadas para os clientes mais assíduos
Caso os clientes mais fiéis representem mais de 50% do faturamento da sua empresa, que tal elaborar um plano para incentivar ainda mais a visita dele? Para isso, invista em ideias para fortalecer o relacionamento.
Mantenha seu público informado com as principais novidades. Você poderá fazer isso com o envio de uma newsletter ou e-mail marketing. Certifique-se de que o cliente aceitou receber o conteúdo, para que a sua empresa não seja vista como praticante de spam.
Acompanhe os resultados
Qualquer ação de marketing, desde a mais simples a mais complexa, precisa ser monitorada. Esse monitoramento só é viável por causa das novas tecnologias, que permitem acompanhar as ações positivas e tudo o que não está dando resultado em tempo hábil de fazer alterações e mudar o foco.
O envio de e-mail marketing seria um tiro no escuro se não oferecesse a capacidade de saber quantas pessoas estão lendo a mensagem ou o número de usuários que não abriram o e-mail. E isto é apenas um exemplo. Muitas outras variantes podem ser mensuradas, como a quantidade de acesso dos artigos, número de visualizações de posts e vídeos, etc.
Percebeu que encantar clientes não é um bicho de sete cabeças? Claro que é uma atividade que dá trabalho, mas você não está sozinho. Confie na sua equipe, fique informado sobre o mercado, faça pesquisas, busque informações sobre as novas tecnologias e empreenda!
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