Precisa de mais pacientes em seu consultório odontológico? O marketing offline faz toda diferença no momento de conquistar clientes, principalmente com assuntos ligados à saúde, onde a confiança empresarial e profissional são imprescindíveis.
Para ajudá-lo nessa missão, nós compilamos uma lista com as 8 ótimas estratégias de marketing offline. Leia o artigo até o final e descubra como colocá-las em prática no seu consultório.
1. Tenha um plano de marketing offline bem elaborado
Embora existam algumas estratégias que possam ser rapidamente postas em prática, ter um plano de marketing em vigor é crucial. É preciso que você conheça as necessidades do mercado, suas tendências e pontos fracos, a fim de escolher as melhores maneiras de promover seu consultório odontológico.
Como em qualquer planejamento, você deve rastrear os resultados. Meça a eficácia de tudo que tentar, salvando as estatísticas em planilhas para análises e futuras comparações.
Continue praticando, refinando e atualizando tudo aquilo que funcionar bem. Abandone o mais rápido possível as ações que não derem certo – assim, você evita a perda de tempo e dinheiro, além de estar apto a buscar novas alternativas.
2. Gere notícias para a imprensa local
Ocupar com frequência algum espaço em jornais locais é uma boa forma de começar a trazer novos pacientes para seu consultório. Pense em realizar ações como o “dentista do bem”.
Nesta atividade, você pode reservar alguns dias por ano para visitar instituições beneficentes e oferecer serviços básicos a idosos acamados ou receber em seu consultório crianças com necessidades especiais.
Os jornais locais – sempre ansiosos por pautas para noticiar – certamente atenderão seu chamado e cobrirão o evento. Além de ser pessoalmente gratificante ajudar quem necessita, esta estratégia pode trazer um fantástico retorno ao consultório, gravando positivamente seu nome na mente das pessoas.
Após esta atividade e, dependendo do seu relacionamento com os jornalistas, você pode ser convidado a escrever e esclarecer dúvidas dos leitores, tornando permanente sua inserção na mídia local.
3. Envie cartões-postais para potenciais clientes
É possível obter grande sucesso ao enviar cartões-postais para clientes em potencial. Você deve segmentar os bairros mais próximos à sua clínica e enviar cartões bem projetados, com imagem e texto atraente, voltado a incentivar as pessoas a telefonar.
Se esta estratégia for bem aplicada, não será difícil conseguir que, a cada 5.000 cartões enviados, cerca de 40 chamadas sejam feitas e gerem algo em torno de 7 novos pacientes. Na verdade, são números bastante modestos, pois, de acordo com as características próprias de sua clínica e público-alvo, resultados ainda melhores podem ser obtidos.
4. Incentive a escovação correta das crianças em idade pré-escolar
Incentivar a escovação correta das crianças em idade pré-escolar também proporciona excelente retorno. Em cada ação de escovação, você deve entregar um bilhete ou cartão com conselhos aos pais sobre quando agendar uma visita para que a criança passe por sua primeira consulta odontológica.
O elemento mais surpreendente nesta estratégia é que ela não aumenta somente o fluxo de crianças, mas muitos dos pais que acompanham seus filhos acabam se tornando pacientes do consultório.
5. Estimule a propaganda “boca a boca”
Quando se trata de marketing offline, não há nada que promova melhor um consultório odontológico do que a propaganda “boca a boca” de funcionários e pacientes. Sendo assim, oferecer bônus para membros da equipe que atraírem novos pacientes é uma excelente forma de motivar esta prática.
6. Participe de eventos
Para que seu consultório seja reconhecido, utilize a estratégia de intervir em diversos eventos. Estes podem ser profissionais, acadêmicos ou escolares – como de orientação vocacional, por exemplo.
Participar de alguns eventos irá conectá-lo a pessoas que possam estar interessadas nos serviços que você oferece. Além disso, o coloca em contato com aquilo que outros profissionais de sua área estão fazendo.
Como a odontologia é útil a todos, não é preciso restringir sua participação a eventos específicos: basta que a organização abra espaço para informações sobre saúde bucal. Aproveite estas ocasiões para distribuir folhetos, cartões de visita, lápis ou canetas com sua marca etc.
7. Trace planos para reter pacientes
É sempre mais fácil manter pacientes atuais do que recrutar novos. Afinal, algum outro consultório, possivelmente, está tentando conquistá-los. Mantenha contato com pacientes que não frequentam o consultório há algum tempo, via telefone ou correspondência.
Ofereça incentivos para que retornem ou convide-os a uma visita. Trace um plano permanente para que seus colaboradores obtenham feedbacks sobre os serviços prestados, a fim de manter vivo o relacionamento entre paciente e consultório.
8. Use anúncios impressos
Anúncios impressos em jornais e revistas especializadas são uma das formas mais tradicionais de atrair novos pacientes. Pode representar um investimento importante para consultórios iniciantes, mas, dependendo do tipo de publicidade, há diversas faixas de preço para atender todos os orçamentos.
Seja conciso na segmentação do público-alvo e escolha publicar anúncios em veículos relacionados à sua localização, negociando condições que forem interessantes para seu consultório.
Dedique atenção especial aos folhetos impressos. Garanta que sejam distribuídos em ruas especificas de sua cidade ou bairro, de preferência em áreas residenciais.
Para esta ação de marketing offline, utilize a fórmula AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação):
- Em primeiro lugar, seus folhetos precisam chamar a atenção das pessoas.
- Depois, você desenvolve o interesse demonstrando os benefícios do que está sendo promovido (por exemplo, uma oferta de implantes que expira em 2 semanas).
- Evoque o desejo através de uma mensagem emocional e, por fim, informe como podem entrar em ação – por isso seu folheto deve trazer, também, informações claras de localização e detalhes de contato.
Você não tem que gastar centenas de milhares de reais em anúncios de TV e rádio. É compreensível ter dúvidas sobre a efetividade de qualquer estratégia de marketing, no entanto, a única maneira de ter certeza é aplicar o velho e conhecido método de “tentativas e erros”.
Há uma enorme gama de possibilidades que você pode tentar, dependendo das especificidades de seu consultório e de sua presença no mercado.
Não se esqueça de que o sucesso de uma estratégia de marketing offline é resultado de extensa pesquisa de mercado, planejamento criativo e muita dedicação!
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