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6 tecnologias para ajudar no mercado de franquias


mercado de franquias

O mercado de franquias é um dos que mais crescem no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015 o setor faturou R$ 139,5 bilhões, um crescimento de 8,3% em relação a 2014.

Entre outras razões que justificam o crescimento do setor pode-se destacar o uso de novas tecnologias com o objetivo de ter um controle e acompanhamento do desempenho de cada unidade, sem criar obstáculos ou dificuldades para o franqueado.

Ao padronizar processos e softwares de gestão, acompanhamento, treinamento, financeiro e outros, a franqueadora facilita a atuação do franqueado, deixando-o livre para investir o tempo na melhora da unidade.

O suporte contínuo só é possível conhecendo o funcionamento da unidade, com indicadores-chave que permitam identificar as dificuldades e solucioná-las. Para captar essas informações, o uso de tecnologias torna-se fundamental.

Tecnologias aplicadas ao mercado de franquias

São diversas as tecnologias que podem ser utilizadas no mercado de franquias visando otimizar a área operacional e facilitar os processos, deixando o empresário ou profissional livre para o exercício das atividades referentes à qualidade do serviço prestado.

Conheça algumas das tecnologias que já vêm sendo aplicadas ao mercado de franquias e ganhando cada vez mais espaço devido aos resultados positivos que têm apresentado.

Softwares para padronização de processos

A definição e adequação dos processos pode ser uma tarefa desgastante para um profissional que, mesmo com uma determinada formação, desconhece mecanismos de gestão e administração. Ao utilizar softwares que padronizam todos os processos e gerenciam as tarefas o franqueado ganha em execução.

Esses softwares são desenvolvidos visando o intuitivo, ou seja, serem fáceis de usar mesmo para pessoas que não tem familiaridade com recursos tecnológicos. Eles podem ser usados para controle de folha de pagamento, de recibos de pagamentos feitos, mas também para agendamento de clientes, cadastro, entre outros.

Aplicativos de gestão do negócio

Diferentemente dos softwares para padronização, os aplicativos de gestão do negócio têm o objetivo mais de auxiliar na identificação de resultados do que dos processos em si.

Um aplicativo de gestão poderá ser usado para ajudar o profissional a identificar quantos novos clientes foram cadastrados em um mês, qual foi o balanço do negócio em determinado período, incluindo setor de compras e vendas (ou serviços), entre outros dados.

É a partir do software de gestão que será possível determinar os níveis de sucesso do empreendimento e ter acesso às informações sobre desempenho da franquia, avaliando desde quantitativamente até qualitativamente os resultados.

A partir da definição de métricas de avaliação de desempenho, esse recurso poderá ser usado para identificar esses fatores e permitir a melhora de determinadas áreas da unidade.

Ferramentas colaborativas

Muitas franquias começam a apostar em uma construção mais colaborativa, utilizando-se do know how dos franqueados, consultores e outros para obter melhores resultados tanto de gestão quanto de execução. As ferramentas colaborativas tornam-se nesse cenário uma opção mais dinâmica e valiosa para as franquias.

Reuniões podem ocorrer por videoconferências, franqueados podem manter contato entre eles usando um espaço mais personalizado para os fins do negócio, consultores podem realizar treinamentos e suporte por esses canais, entre outros recursos.

As ferramentas colaborativas também permitem agregar valor internamente na unidade da franquia. Entre elas, permitindo a troca e integração entre diferentes setores, como atendimento e recepção, melhorando o suporte ao cliente.

Transferência de conhecimento e capacitação


Quero ser franqueado


Durante muito tempo empresas acreditavam em concentrar a tomada de decisão e o conhecimento sobre o funcionamento do negócio. Atualmente, entretanto, a transferência de conhecimento tornou-se uma estratégia fundamental para negócios que desejam crescem.

A tecnologia permitiu uma difusão maior do conhecimento e capacitação de profissionais, possibilitando, inclusive, o ensino a distância.

As franquias têm se apropriado dessas soluções para capacitar franqueados e equipes que atuam nas unidades, padronizando o atendimento, ensinando e aprimorando os usos dos softwares de processos e gestão, atualizando os profissionais sobre tendências e novidades de mercado etc.

Os treinamentos de funcionários podem acontecer tanto por videoaulas como por videoconferências ao vivo, nas quais os profissionais podem tirar dúvidas em tempo real.

Programas para controle sobre a operação

O receio de não ter um controle sobre a operação é uma das maiores preocupações de empresários que têm negócios em expansão. As franquias, diferentemente do que muitas pessoas pensam, é um dos empreendimentos nos quais o controle se dá com mais sucesso.

A operação do negócio é fundamental para manter uma elevada qualidade na franquia e garantir que o empreendimento cresça sendo reconhecido pelos clientes e oferecendo tanto um atendimento quanto um serviço nos padrões adequados de qualidade, fidelizando clientes ao mesmo tempo em que difunde o nome da franquia.

Atualmente, o controle sobre a operação em franquias acontece por meio de relatórios detalhados que permitem identificar a qualidade do serviço prestado, nível de satisfação dos clientes, qualidade do atendimento, agilidade e rapidez na prestação dos serviços, entre outras métricas que ajudam a franqueadora a manter um nível elevado de qualidade.

Softwares de controle financeiro

A área financeira é um setor fundamental para a continuidade e crescimento da unidade e da franquia como um todo. Muitas franqueadoras atuam com um software específico para controle financeiro, sendo útil para acompanhamento de todos os lançamentos.

Esse tipo de software é particularmente necessário para segmentos como escolas, consultórios e prestação de serviços, nos quais o controle de pagamento de alunos, clientes ou pacientes, por exemplo, é mais complexo.

Algumas franquias, além de atuarem em toda a rede com um mesmo software que permite que a franqueadora tenha conhecimento sobre a gestão financeira de cada unidade, também atuam com a terceirização da área de cobranças com um sistema integrado ao de controle financeiro.

Principalmente em áreas nas quais o empresário lida diretamente com o cliente, a necessidade de uma cobrança direta pode constranger o devedor e tornar o relacionamento entre profissional e cliente mais difícil, prejudicando inclusive o recebimento.

Novas tecnologias para o mercado de franquias

A área de franquias está entre as que mais se atualizam visando oferecer melhora em todos os processos do negócio e otimizar a gestão das unidades. Dessa forma, conforme novas tecnologias surgem no mercado, muitas delas são integradas ao setor aumentando a eficiência do negócio e garantindo um melhor retorno sobre o investimento ao empreender em uma franquia.

Acompanhar as novidades do mercado de franquias é essencial para manter um negócio atualizado e com mais oportunidades de crescimento. A Sorridents mantém uma newsletter sempre atualizada. Assine agora mesmo!



Postado em 06/02/2017.


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