Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Você sabe como funciona o serviço de teleorientação odontológica? Entenda!



O serviço de teleorientação pode ser uma poderosa ferramenta para cirurgiões-dentistas auxiliarem pacientes com hábitos orais saudáveis e encaminharem casos graves para unidades físicas de atendimento. Pensando nisso, o post a seguir explica o que é e como essa prática funciona a distância.

Além disso, o artigo oferece um panorama sobre os benefícios da teleorientação, útil para a assistência profissional dificultada pela distância, por questões sociais e até restrições biológicas, como a pandemia pelo vírus causador da doença COVID-19.

Ficou curioso? Então, comece a leitura agora e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O QUE É O SERVIÇO DE TELEORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA?

Antes de tudo, é preciso entender o que é a teleorientação, palavra formada pelo prefixo de origem grega “tele”, que representa a ideia de distância, e a ciência odontológica, área da saúde humana que compreende o estudo, o diagnóstico e o tratamento de tecidos e músculos faciais e orais, ossos, pescoço, articulações e dentes.

Na ciência, a teleodontologia é, também, um campo de estudos e uma disciplina do saber. A área teria ligação direta com a telemedicina (medicina a distância), que usa a tecnologia para disseminar o conhecimento e a assistência médica.

Dessa forma, o serviço de teleorientação odontológica, uma promessa para consultórios odontológicos no Brasil e no mundo, deve unir ferramentas tecnológicas com a expertise profissional dos dentistas para promover assistência à saúde bucal da população remotamente.

As novas tecnologias da informação e comunicação, nesse sentido, auxiliam o trabalho do dentista, em tempo real, principalmente quando existe algum empecilho cultural, geográfico ou biológico que impeça o deslocamento do paciente à unidade física do consultório.

O serviço de teleorientação odontológica pode ser oferecido por unidades de saúde pública e clínicas odontológicas particulares, tendo especificidades quanto à forma como o atendimento se dá.

COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE TELEORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICAS?

A depender da clínica onde a prática de teleorientação odontológica é oferecida para os pacientes, o serviço pode ser realizado de diferentes formas, com ferramentas tecnológicas variadas e com objetivos específicos distintos.

Na Sorridents, uma das maiores redes de clínicas odontológicas da nação, a teleorientação é um poderoso recurso de assistência à saúde oral de pacientes que estão em isolamento social, devido à pandemia pelo novo coronavírus, causador da doença pulmonar infecciosa COVID-19, cujo contágio ocorre de maneira exponencial no Brasil desde fevereiro de 2020.

Nesse cenário, os cirurgiões-dentistas da Sorridents oferecem teleatendimento, por meio de telefone, para o público, que pode tirar dúvidas sobre sintomas e problemas bucais que surgirem, e em casos de urgência e emergência direcionar a unidade Sorridents mais próxima a sua residência.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA TELEORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA?

Até o momento, você entendeu o que é e como funciona a teleodontologia, serviço que conta com a ajuda de ferramentas tecnológicas para ampliar o atendimento odontológico, de forma remota, no país. No entanto, a dúvida que fica é: quais são, realmente, os benefícios dessa prática?


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Para responder à questão, é preciso identificar, antes, que a teleodontologia, apesar de ser realizada virtualmente, tem efeitos reais na vida dos pacientes. Em um país-continente como o Brasil, o teleatendimento, seja por telefone, seja por videochamada, amplia a capacidade de trabalho dos dentistas em todas as regiões.

Além do fator geográfico, a teleorientação odontológica pode representar um ótimo custo-benefício no atendimento de pacientes com problemas orais não emergenciais, ajudando a conscientizar a população com hábitos saudáveis, como a limpeza da boca, a escovação correta e a higienização lingual.

Outro fator atual que favorece o teleatendimento por cirurgiões-dentistas é o fechamento parcial de clínicas odontológicas devido à pandemia pelo novo coronavírus, cuja transmissão ocorre, majoritariamente, por gotículas de saliva ao tossir e falar, contato com superfícies e objetos contaminados e aglomeração com pacientes infectados.

Diante do cenário preocupante, órgãos de saúde e autoridades sanitárias têm estabelecido um rigoroso isolamento social (quarentena) para barrar o contágio de COVID-19. As clínicas odontológicas, nesse sentido, devem operar apenas com casos de urgência e emergência, seguindo a recomendação dos conselhos regionais de odontologia.

O teleatendimento, assim, é uma estratégia para oferecer ampla assistência a pessoas com problemas orais eletivos (não urgentes), sem colocar a vida da população e da equipe odontológica em risco.

QUAIS SÃO AS ORIENTAÇÕES PARA OS PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS?

Em tempos de COVID-19, os serviços de saúde são impactados e devem seguir uma série de recomendações dos órgãos competentes. Em relação às clínicas odontológicas, existe um consenso dos conselhos regionais de odontologia para que as atividades não essenciais sejam paralisadas até que os casos da nova doença estejam estáveis.

Sendo assim, a regulação vigente estabelece que clínicas odontológicas devem funcionar para tratar casos de urgência e emergencia, principalmente quando há sintoma de dor no dente ou em uma região da boca. Dessa forma, os especialistas devem esterilizar equipamentos, renovar peças de proteção a cada consulta e evitar a aglomeração na sala de espera.

O serviço de teleatendimento resulta, nesse cenário, como um mediador entre o cirurgião-dentista e o paciente, à medida que é possível verificar a distância possíveis sintomas orais e encaminhar, se for necessário, a pessoa para um consultório físico, onde poderá ser examinada pessoalmente pelo profissional.

Neste post, você entendeu o que é e como a teleorientação odontologica é realizada no país. Em tempos de pandemia por coronavírus, o serviço oferece atendimento odontológico a distância e pode ajudar a salvar vidas, encaminhando pacientes com problemas orais urgentes a clínicas em funcionamento.

Se você estiver sentindo algum incômodo oral, não hesite em falar com nossos profissionais pelo serviço de teleodontologia. Entre em contato com as clínicas Sorridents e veja como é possível ser atendido a distância. Fale conosco pelo 0800 601 1520 .

 

Postado em 14/05/2020.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter