Blog Saúde Bucal

Tire suas principais dúvidas sobre os cuidados que é preciso ter com os dentes

Tire suas principais dúvidas sobre os cuidados que é preciso ter com os dentes

Para ter um sorriso bonito e saudável, alguns cuidados com os dentes devem ser diários, enquanto uma manutenção com um profissional deve ser feita a cada 6 meses. Dessa forma, previnem-se cáries, amarelamento, desgaste e outras condições que, se não cuidadas, podem se tornar problemas maiores.

Mas, quais são esses cuidados? Como devo fazer o procedimento de limpeza diário? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes nos consultórios dos dentistas. Por isso, vamos esclarecê-las para você neste post. Acompanhe e comece a cuidar do seu sorriso a partir de agora!

Quantas vezes ao dia tenho que escovar os dentes?

O ideal é que os dentes sejam escovados a cada refeição ou alimento ingerido. Porém, como isso muitas vezes não é possível, recomenda-se que a escovação seja feita 3 vezes ao dia.

Para limpar bem a região, é preciso que o processo dure, ao menos, 2 minutos — passando por todos os dentes, no lado interno e externo. Escolha uma escova macia, que caiba na boca de maneira que você consiga movimentá-la facilmente.

Qual é a frequência do uso do fio dental e como usá-lo corretamente?

O fio dental deve ser usado diariamente. É fundamental retirar restos de comida e tártaro que ficam entre os dentes e que não são, portanto, alcançados pela escova.

Para usar o acessório corretamente, é preciso que cortar um pedaço generoso e prendê-lo nos dedos, enrolando, em uma mão, no dedo indicador e, na outra, no dedo médio. Depois, comece a passar o fio entre os dentes, abraçando cada um deles e deslizando até embaixo. Faça isso em todos os dentes.

Se você usa aparelho ortodôntico, conte com a ajuda de um passa fio e uma escova interdental para manter a limpeza correta.

O que, de fato, causa a cárie?

Na boca de um ser humano saudável, existem cerca de 60 espécies de bactérias. Alguns destes microrganismos se alimentam de açúcar. Quando comemos muitos carboidratos e doces, essas bactérias produzem uma substância ácida que pode comprometer o tecido do dente e causar a cárie.

Os doces ainda reduzem o pH da saliva, aumentando sua acidez e contribuindo ainda mais para o desgaste do dente. Por isso, é sempre indicado evitar o excesso de açúcar e carboidratos — e escovar os dentes sempre após de ingerir esse tipo de alimento.

Como evitar o tártaro e a placa bacteriana?

A única maneira de evitar que o tártaro se instale em seus dentes é passando o fio dental, escovando corretamente e visitando seu dentista para uma limpeza profissional, também chamada de profilaxia, a cada 6 meses.

O tártaro é formado pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes durante muito tempo. Quando a placa endurece, fica impossível de ser retirada com o fio dental e só é removida pelo dentista, com acessórios profissionais.

Os cuidados com os dentes devem ser diários para que eles possam estar sempre limpos e livres de microrganismos causadores de cáries e de restos de comida que resultam na placa bacteriana. Nunca se esqueça que dentes saudáveis já são meio caminho andado para um sorriso bonito. Por isso, capriche nos cuidados!

Quer saber ainda mais detalhes sobre a higiene bucal? Não deixe de conferir nosso Guia Completo da Saúde Bucal e fique por dentro de todos os detalhes e dicas para cuidar dos seus dentes

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada