Um sorriso bonito às vezes pode esconder um problema bastante comum: a mordida errada. Pode parecer apenas um detalhe, mas, com o tempo, podem causar sérios problemas na fala, respiração, mastigação, entre outros.
A sua ocorrência é caracterizada pelo desencontro dos dentes da arcada superior e inferior, sendo mais conhecida pelos dentistas como má oclusão dentária. Requer acompanhamento e tratamento odontológico e, antes de tudo, uma avaliação de um profissional especializado.
Se você quer tentar identificar o seu tipo de mordida e saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este post:
TIPOS DE MORDIDA ERRADA
A mordida correta acontece com a oclusão das arcadas dentárias de forma que haja um encaixe perfeito, com os dentes se tocando com a mesma pressão.
Há muitos tipos de desordens de mordida e sua severidade pode variar muito de individuo para individuo, será que a sua mordida se parece algum dos tipos abaixo?
PROGNATISMO
É caracterizada quando a mandíbula inferior ultrapassa a superior, causando principalmente problemas na mastigação. É também conhecida como “queixo grande” pelo efeito visual ocasionado.
RETROGNATISMO
É o contrário do prognatismo, com o maxilar superior maior que o inferior. Em vez de ressaltar o queixo, o nariz é que fica mais proeminente.
CRUZADA
Ocorre quando os dentes superiores cobrem os inferiores devido à estrutura óssea ou posicionamento dos dentes. As arcadas acabam, então, se desalinhando e alguns dentes inferiores se deslocam para o lado.
A situação pode gerar sérias consequências como bruxismo, perda dentária, retração gengival, falta de articulação, além de assimetria facial e baixa autoestima.
APINHAMENTO
Acontece em decorrência de um espaço muito pequeno para a acomodação de todos os dentes, causando problemas na mordida, desalinhamentos e dores de dente.
DIASTEMA
Em vez de pouco espaço, a diastema ocorre quando há muito espaço entre os dentes afetando a mordida e a capacidade de mastigação.
PROFUNDA
Um dos problemas de mordida que mais compromete a estética facial é a mordida profunda, que seria praticamente a sobreposição completa dos dentes anteriores superiores sobre os dentes anteriores inferiores. As margens dos dentes inferiores podem realmente morder o tecido gengival do palato superior. A mordida profunda pode causar muitas dores de cabeça e na região mandibular.
ABERTA
Mais comum nos dentes da frente, embora possa ocorrer na região posterior, pode causar dor e dificuldade ao mastigar. Isso ocorre, pois a falta de contato entre os dentes superiores e inferiores não permite a oclusão correta, dando essa impressão do sorriso estar aberto.
FECHADA
É natural algum desgaste do dente no processo de envelhecimento. Desde que não modifique sua mordida, não é um problema funcional. Ocasionalmente, o desgaste dental provoca uma mordida fechada, que pode ser uma desordem séria. Por exemplo, o desgaste excessivo de uma estrutura dentária na porção posterior da boca pode provocar uma desintegração parcial do tecido facial inferior. Isso pode conferir um aspecto envelhecido – como se não tivesse dentes. Esse problema pode ocorrer mesmo em jovens.
TRATAMENTOS
O primeiro passo para o tratamento é uma avaliação de um dentista qualificado, que provavelmente pedirá exames radiológicos para estudar cada caso. A idade e a complexidade da situação de cada paciente podem ser variáveis importantes, sobretudo no tempo adequado do tratamento.
Normalmente, os aparelhos ortodônticos são os mais indicados para a solução dos problemas decorrentes dos tipos de mordida errada, em alguns casos pode ser combinado com a cirurgia ortognática. Manter uma boa rotina de higiene bucal também faz toda a diferença, evitando que a formação de placa bacteriana piore a situação.
É importante não tratar os desvios de oclusão como um problema apenas estético. Além de interferir na aparência, com o passar dos anos eles podem trazer prejuízos consideráveis à saúde. Portanto, quanto antes for diagnosticado e tratado, melhor.
Conseguiu aprender mais sobre os tipos de mordida? Aproveite para se informar e leia também sobre os diferentes tipos de aparelho dentário.