Especialidade que atua desde pequenos procedimentos até cirurgias complexas
Muitas pessoas desconhecem a especialidade de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Com nome um tanto quanto complicado, esta especialidade da área odontológica trata cirurgicamente das doenças da cavidade bucal e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades dentofaciais.
Por exemplo, indivíduos vítimas de acidentes que necessitam de procedimentos para reconstrução facial são encaminhados para o especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Outros que possuem problemas de mal posicionamento esquelético da maxila e mandíbula, necessitam,também,serem submetidos a procedimentos maxilofaciais, atráves da cirurgia ortognática.
A cirurgia ortognática não deve ser encarada apenas com o objetivo estético, mas principalmente com o objetivo funcional. Isso se deve ao fato dos pacientes terem uma melhora significativa na mastigação, respiração e até na prevenção de possíveis problemas articulares, além da melhora significante na harmonia da face do paciente que se submete a essa cirurgia.
Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, cerca de 10 milhões de brasileiros precisariam se submeter a uma cirurgia Ortognática para a correção do maxiliar ou da mandíbula.
É uma cirurgia de grande porte realizada em ambiente hospitalar. No entanto, o pós operatório é conduzido pela equipe cirúrgica de forma a reduzir os desconfortos inerentes ao procedimento.
O tratamento ortodôntico prévio é necessário para preparar o posicionamento dos dentes antes da cirurgia. O paciente é submetido ao procedimento cirúrgico ainda com o aparelho e após, continua com o tratamento ortodôntico para finalização e últimos retoques. O tratamento para correção da deformidade dentofacial, ou do mal posicionamento dos maxilares, deve ser realizado em conjunto com o profissional ortodontista.