Sorridents supera índice do setor. No Brasil o setor de franquias registrou um crescimento de quase 15% em 2009. Dados da ABF e Banco Central mostram relação do crescimento com o PIB.
O setor de franquias fechou o balanço do ano passado com um faturamento de R$ 63 bilhões, o que representa um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (3) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) através de pesquisa feita com 1.643 marcas de franquia atuantes no País.
Sorridents supera índice do setor
De acordo com Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, as previsões anteriores foram confirmadas. “A crise não inibiu o setor de franquias, pelo contrário motivou o sistema”. Para o executivo, o que mais chama atenção nos dados é o aumento significativo no número de redes e unidades. Em 2009, 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643. Já o número de unidades, como pontos-de-venda de serviços ou produtos, saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%.
Na avaliação da ABF, o aumento de redes e unidades somado ao aumento do poder de consumo das classes B e C foram os grandes responsáveis pelo crescimento do setor. “O ritmo de inauguração de centros de compras e a exploração de regiões praticamente inexploradas garantiram o ritmo de crescimento em quase todas as áreas de atuação das franquias”, afirma Camargo.
A expansão também resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho. O setor de franquias é responsável atualmente por mais de 700 mil empregos diretos. É também um dos setores que mais oferece oportunidade do primeiro emprego, além de investir no treinamento e capacitação de seus funcionários.
Fonte: Jornal do comercio