A raiz do dente exposta pode assustar algumas pessoas, além de provocar incômodos sensoriais durante a ingestão de alimentos. Essa condição não é natural e precisa do acompanhamento de um dentista. Por isso, neste conteúdo, vamos falar um pouco desse inconveniente.
Vamos explicar por que a raiz do dente às vezes fica exposta e seus riscos à saúde. No fim, apresentaremos o tratamento.
Fique conosco e saiba como resolver esse problema!
Por que a raiz do dente pode ficar exposta?
Isso acontece porque, às vezes, a gengiva começa a se retrair. No início, a gengiva passa por uma inflamação, chamada de gengivite. Por essa razão, essa parte se retrai e deixa a raiz aparente, o que pode provocar sensibilidade elevada no local, além de propiciar a proliferação de mais microrganismos nocivos, uma vez que a raiz perde a proteção da gengiva. Assim, os sintomas são:
- dentes muito longos;
- desconforto ou até dor ao comer alimentos muito frios ou quentes.
Quando a gengivite não é tratada a tempo, ela evolui para uma inflamação mais profunda, intitulada periodontite. Esse problema afeta os ossos que dão sustentação aos dentes, o que agrava ainda mais a sensibilidade dental e pode até causar a perda dos dentes.
Quais são as causas disso?
Há diferentes razões para a inflamação gengival surgir. Neste tópico, vamos falar de algumas.
Fatores genéticos
Se pai, mãe ou avós tiveram um problema assim, as chances de você ter aumentam bastante. Isso porque já carrega em seu DNA as informações dessa doença. Por isso, é interessante procurar um dentista para antecipar o tratamento.
Mau posicionamento dos dentes
Os dentes tortos, encavalados ou com qualquer posição incorreta podem expor as raízes dentais, o que vai gerar os problemas de sensibilidade e a falta de proteção para essa área.
Excesso de força na escovação
A força aplicada na escovação deve ser moderada: firme o suficiente para a escova não escorregar da mão, porém, não forte demais. Se não for assim, a gengiva começa a ser desgastada e pode inflamar, o que vai provocar a retração gengival e, por consequência, a exposição da raiz do dente.
Falta de higiene
Não cuidar da limpeza dos dentes aumenta os microrganismos na boca. Isso gera mais placa bacteriana, capaz de causar a gengivite, provocando todo o processo explicado anteriormente. Além disso, a falta de higiene bucal gera vários outros problemas, como mau hálito, amarelamento dos dentes, cáries, tártaro, entre outros.
Quais são os riscos à saúde da raiz exposta?
Se não tratada, ela pode provocar a perda dos dentes. Na verdade, a exposição da raiz é um sinal de algo anterior e muito mais grave, que pode prejudicar a fala e o consumo adequado de alimentos devido à sensibilidade acentuada no local.
Como tratar o problema?
Se a raiz do seu dente está exposta, procure um bom dentista. O profissional vai avaliar o problema, diagnosticar a causa e tratá-la. Para isso, há a cobertura radicular, técnica eficaz para cobrir a raiz exposta.
O método consiste no uso de um pedaço da gengiva de um doador. Esse tecido é aplicado sobre as raízes expostas, devolvendo o aspecto natural do dente. Antes disso, é feita uma higienização intensa para remover tártaro, placa bacteriana e demais problemas.
Como você viu, a raiz do dente exposta é algo sério, mas que tem tratamento. Por isso, se você tem notado dentes mais longos, sensibilidade ao ingerir alimentos muito frios e outro incômodo, consulte um dentista.
Compartilhe este texto nas redes sociais para ajudar outras pessoas que possam ter esse problema.