Perguntas sobre o número de escovações diárias recomendadas são muito comuns dentro do universo da odontologia, e variadas são as respostas: escovar 3 vezes por dia; escovar pelo menos antes de dormir; escovar após as refeições. Mas, qual será a melhor opção para se seguir? Qual é a frequência ideal para se escovar os dentes?
Se quiser descobrir a resposta para essas perguntas, acompanhe o post que preparamos!
Importância da escovação
Antes de conseguirmos entender qual é a melhor frequência para a escovação, é importante compreendermos a sua real importância. A escovação é realizada com o objetivo de remover os restos alimentares que ficam aderidos na superfície da boca e dos dentes após as refeições.
Essa sujeira, quando não é removida por algum tempo, forma placas, que se negligenciadas desenvolverão problemas mais sérios, como a cárie e o tártaro. Por isso, é tão importante realizar a escovação após as refeições.
O problema fica ainda maior durante a noite, já que quando dormimos a quantidade de saliva produzida pela boca reduz bastante.
Essa quantidade afeta na proteção dos dentes porque a saliva tem propriedades que auxiliam nessa defesa, portanto quando há menos saliva os dentes ficam mais expostos a problemas. Assim, também é possível perceber que escovar os dentes antes de dormir é uma boa rotina a se estabelecer.
Frequência ideal para se escovar os dentes
A frequência de escovação de 3 vezes ao dia é a mais conhecida e também a mais recomendada pelos dentistas. Entretanto, essa decisão sobre o número de escovações necessárias é algo pessoal e que pode variar de acordo com os hábitos e dieta do paciente.
Na verdade, como a placa bacteriana demora pelo menos 24 horas para maturar, é possível manter uma boca saudável escovando os dentes somente uma vez por dia. O problema é que é complicado com uma única escovação atingir 100% da área dos dentes.
Sendo assim, a escolha pelo número 3 é para justamente aumentar as chances de você conseguir alcançar todos os cantos da sua boca durante a escovação, isso sempre contando com o auxílio do fio dental e enxaguante bucal.
Desse número, reserve 2 vezes para após as refeições principais e 1 para antes de dormir. Dessa forma, certamente sua boca ficará higienizada e saudável.
Outras dicas importantes
Como podemos perceber não há nada mágico no número 3. Você pode eventualmente sentir a necessidade de realizar mais do que 3 escovações no dia. Por exemplo, quando comer doces nos intervalos das refeições.
Não há problemas em exceder o número comum de escovações diárias, desde que isso seja feito da forma correta e sem pressa. De nada adianta escovar os dentes 7 vezes por dia, se todas forem às pressas. Vale mais diminuir a quantidade de escovações e aumentar na qualidade, lembrando que uma boa escovação dura em média de 2 a 3 minutos.
Agora que você já sabe tudo sobre a frequência ideal para se escovar os dentes, aproveite e confira mais um de nossos posts: 3 razões para trocar a escova de dentes com frequência!