Blog Saúde Bucal

Placa bacteriana e Tártaro

Placa bacteriana e Tártaro
A placa bacteriana é uma camada macia branca, que se forma sobre os dentes, contendo grande quantidade de bactérias de vários tipos. Se for deixada sem controle por alguns dias, a placa bacteriana endurecerá, especialmente perto da gengiva, formando o tártaro.

Algumas bactérias na boca vivem de restos de comida, especialmente açúcares. Na falta de oxigênio elas produzem ácido lático, o qual dissolve o cálcio e fósforo no esmalte em um processo chamado desmineralização. O processo de desmineralização do esmalte acontece abaixo do ph crítico de em torno de 5,5.

A saliva gradualmente neutraliza os ácidos fazendo com que o ph da superfície do dente se eleve para acima do ph crítico. Isso causa a remineralização, o retorno do minerais dissolvidos ao esmalte. Se houver tempo suficiente entre a ingestão de alimentos (duas ou três horas), e o dano for limitado, o dente por se reparar por si mesmo.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada