Não é novidade para ninguém que um sorriso bonito e bem cuidado é um dos melhores cartões de visitas que uma pessoa pode ter. Para isso, é indispensável prezar pela saúde bucal, realizando uma boa higienização e visitando seu dentista regularmente. Só assim é possível prevenir e, quando necessário, tratar problemas bucais, como a periodontite, evitando que se agravem.
A periodontite é uma infecção comum, que tem início no processo inflamatório da gengiva e se estende por todos os tecidos que dão suporte aos dentes. Por isso, a cada dia cresce o número de pessoas que procuram os consultórios odontológicos para realizar o tratamento adequado, afinal, todo mundo quer sorrir sem medo!
Se tem dúvidas e quer saber mais sobre essa doença, continue lendo este post e fique de olho nas nossas dicas!
Periodontite: tudo o que você precisa saber
Muitas pessoas pensam que apenas a escovação diária dos dentes combate as doenças bucais, mas o que elas não sabem é que para manter a boca longe das bactérias e fungos, muitos cuidados precisam ser tomados.
Como a boca é um dos órgãos do corpo mais expostos aos processos infecciosos, é comum que problemas bucais apareçam com frequência. Saiba quais os riscos da periodontite e fique longe desse mal!
O que é
O termo periodontal significa ‘’ao redor do dente’’. Como foi dito, essa doença acomete todos os tecidos em volta dos dentes, como a gengiva, os ligamentos que dão suporte aos dentes e os ossos.
Embora muitas pessoas não sintam dor ou incômodo, esse processo inflamatório pode levar à perda dos dentes e a reabsorção do osso alveolar, e somente um profissional qualificado pode indicar o melhor tratamento.
Principais causas
O principal agente causador da periodontite é a placa bacteriana que se forma sobre a superfície do esmalte dentário e na gengiva. Porém, como toda doença, existem alguns fatores que aumentam a chance de contraí-la. Anote aí os principais e evite os que forem possíveis!
- Maus hábitos de saúde bucal
- Fumo
- Diabetes
- Idade avançada
- Diminuição da imunidade
- Má nutrição
- Uso excessivo de medicamentos, álcool e substâncias psicoativas
- Predisposição genética
- Problemas dentários estruturais
Sintomas
Muitas pessoas confundem os sintomas com os da Gengivite, mas o primeiro sinal a ser observado é o rompimento das fibras e a formação da bolsa periodontal (espaço entre o dente e a gengiva maior que 3mm), o que influencia na perda das estruturas ao redor dos dentes. Conheça outros sintomas:
- Mau hálito constante
- Gengivas vermelhas ou arroxeadas, com aspecto brilhante
- Dentes soltos
- Gengivas inchadas, sensíveis ao toque e que sangram com facilidade
Tratamento
É importante remover todo o acúmulo de tártaro e placa dos dentes, aprender a correta escovação, realizar limpeza profissional regularmente e usar o fio dental. Nos casos mais graves, cirurgias são indicadas — todos os tratamentos tem um único objetivo: reduzir a inflamação e tratar as causas da doença. Existem medicamentos que também podem auxiliar, mas somente um profissional pode indicar o melhor para o seu caso.
Tem mais alguma dica para evitar ou combater a periodontite? Conte para nós nos espaços reservados para os comentários!