A pasta de dente com flúor é indispensável para os dentes. Tal elemento químico consegue deixá-los fortes e manter a firmeza e a rigidez necessária para aplicar nas tarefas do dia a dia, como morder e mastigar alimentos de diferentes texturas. Por essa razão, neste post vamos falar um pouco mais da importância desse produto.
Para tal, explicaremos o que é o flúor e por que ele está inserido nos cremes dentais. Apresentaremos ainda as vantagens de aplicar a escovação com esse tipo de substância. Vamos também indicar os momentos em que a pasta de dente com flúor deve ser usada.
Fique com a gente e garanta dentes fortes!
O que é o flúor?
Consiste em um mineral extraído da natureza, presente na crosta terrestre. Em alguns alimentos, é possível encontrá-lo, bem como na água fornecida pelo serviço público. O flúor é adicionado a essa água, devido ao fortalecimento natural que ele consegue prover aos dentes.
Por que ele está presente nas pastas de dentes?
Graças à sua ação favorável aos dentes, além de ser adicionado à água, ele também é inserido nos cremes dentais. Tal elemento, quando ingerido, se concentra nos ossos e dentes, fortalecendo o esmalte deles e as estruturas ósseas.
Além disso, esse componente age sobre os processos de remineralização dos dentes, situações naturais presentes na boca, ao se alimentar e consumir bebidas.
Quais os benefícios de usar a pasta de dente com flúor?
Como visto, tal componente químico é indispensável para a saúde dos dentes. A seguir, vamos ver mais algumas vantagens de escovar os dentes usando pastas com flúor. Confira!
Redução das cáries
As cáries atuam na desmineralização dos dentes, causando desgaste neles e, por consequência, danos profundos. O flúor, ao aumentar a mineralização dentária, consegue proteger os dentes contra o efeito delas, diminuindo sua incidência. Por isso, usá-lo é indispensável, já que se trata de um problema bastante frequente. Isto é, mais flúor, menos cáries.
Fortalecimento do esmalte
Essa é uma das principais estruturas do dente, além de ser a parte mais resistente dele. Isso porque é responsável por proteger todo o interior do dente, contemplando nervos, raiz e dentina.
Tal estrutura é composta por cerca de 90% de minerais. Portanto, o flúor é crucial para esse componente, já que vai intensificar a constituição do esmalte e devolver os minerais necessários, quando houver perda.
Diminuição da sensibilidade
Como citado acima, o esmalte é responsável por proteger os nervos dentários, afetando a sensibilidade nos dentes. Se o esmalte está fortificado, ele protege melhor tais nervos, com isso, diminui a sensibilidade nos dentes.
Mais resistência aos dentes enfraquecidos
Às vezes, os dentes podem estar enfraquecidos, devido a algum problema. O flúor, gradualmente, consegue devolver a força necessária para esses dentes, deixando-os novamente mais firmes e resistentes.
Em quais momentos usar a pasta de dente com flúor?
O flúor pode ser consumido, sem exagero, ao beber a água fornecida pelo estado. Esse líquido tem uma quantidade adequada para a ingestão, sem prejuízos à saúde. Já a pasta de dente obviamente não pode ser ingerida, pois apresenta uma quantidade maior de flúor, além de outros componentes químicos nocivos.
Pais e mães se perguntam se as crianças podem usar pasta de dente com flúor nos dentinhos. A recomendação nesse caso é que, até os três anos de idade, a quantidade aplicada na escova seja bem pequena, similar a um grão de arroz. Depois dos três anos, inclusive quando adulta, a pessoa pode inserir uma quantidade de pasta igual a um grão de ervilha.
Ou seja, a pasta de dente com flúor pode ser utilizada em qualquer idade, o que muda é a quantidade. Então, não se descuide da sua saúde bucal nem da dos seus filhos.
Confira agora os aspectos da pasta de dente para veganos!