Palavra da Coaching
BALANÇO DE 2010
Como fazer um balanço do ano que passou para saber se ele foi mais positivo ou negativo pra você?
Para saber se o ano foi positivo ou negativo, seria interessante ter dados para comparar os resultados, indicadores. Indicadores são ferramentas que servem para comparar resultados através de números. Um exemplo é a nossa conta de luz. Todo mês ela mostra o consumo de energia em kW e faz a comparação dos últimos 6 meses. As barrinhas indicam se estamos gastando ou economizando energia. Para obter a resposta a pergunta é simples, objetivos traçados o início do ano foram atingidos?
Vamos partir do pressuposto que esse planejamento não foi feito no início do ano e agora precisamos saber se o ano foi positivo ou negativo. Vou ensinar um exercício que faço com frequência com meus clientes.
Pegue lápis e papel e desenhe uma roda, divida-a em 8 fatias como se fosse uma pizza. Cada fatia vai representar um setor da sua vida, ou seja, o financeiro, o trabalho, a família, o relacionamento, a saúde, o lazer, o emocional e o espiritual. Nomeia cada fatia na ordem que desejar.
Agora você vai medir em porcentagem de 0 a 100 o grau de satisfação que obteve este ano em e cada setor, individualmente. Quanto mais próximo da borda significa mais satisfação. Quanto mais próximo do centro significa menos satisfação.
Por exemplo. Olhe para a fatia que representa o trabalho ou o profissional e avalie o seu grau de satisfação no ano de 2010. Você ficou satisfeito com os seus resultados? Foi como você esperava? Você ficou satisfeito com o seu desempenho? Foi reconhecido e recompensado por isso?
Lembre-se que a roda da vida é sua e não é de outra pessoa, portanto você não pode avaliar sua satisfação baseado no outro.
Agora que você refletiu a respeito, quantos por cento de satisfação você daria para a fatia que representa o trabalho? Daria 30 – 50 – 100 por cento?
Você poderá marcar com um semicírculo, ou pintar cada fatia para indicar a porcentagem, como no exemplo abaixo (figura 1). No final você terá a visão de toda sua roda da vida e poderá responder se o ano foi positivo ou negativo e em quais setores você obteve mais ou menos satisfação.
Qual a importância dessa auto-análise?
Através da roda da vida, você poderá saber quais aspectos da sua vida está precisando de mais atenção, mais investimento e mais planejamento. Se o grau de satisfação estiver muito baixo em mais de 3 setores, isto significa que está havendo perda de qualidade de vida. A roda não gira e o esforço é muito grande para obter satisfação. Como as fatias se interagem, um setor impacta no outro, ou seja, se profissionalmente não estamos satisfeitos, automaticamente isso irá refletir na auto-estima, na segurança, no lazer, na saúde e assim sucessivamente.
Se detectarmos muitas coisas que não saíram como gostaríamos como fazer para que isso não se repita em 2011?
Reavaliar. Por que não saíram? O que impediu? Era prioridade ou outras coisas eram mais importantes?
Replanejar, com dados mais realistas. Talvez seja preciso novas estratégias para se chegar ao objetivo.
Agora é um bom momento para fazer a roda desejada de 2011. Observe sua roda de 2010 e estipule suas metas para este ano. Desenhe em porcentagem o grau de satisfação que você quer atingir em cada setor.
As metas têm que ser possíveis, atingíveis e realizáveis. Tendo a roda concluída faça um plano de ação. O que você vai fazer para chegar à meta desejada? Qual vai ser o primeiro passo?
Podemos usar coisas negativas e transformá-las em positivas para este ano?
Sim, se aprendermos com os erros. Caso contrário vamos continuar errando.