Você sabe o que é leucoplasia? Trata-se de uma placa bacteriana presente em diferentes regiões da boca. Ela pode ocorrer por causas distintas e gerar vários sintomas, conforme a gravidade do problema. Por isso, neste texto vamos falar um pouco sobre essa condição e te deixar alerta a respeito dela.
Para tal, vamos explicar, de modo mais detalhado, o que é a leucoplasia e suas causas, além de apontar os sintomas e tratamentos recomendados. Dessa maneira, será possível reconhecer o problema e ir ao dentista para saná-lo.
Fique conosco e saiba mais sobre o tema!
O que é leucoplasia?
É uma placa bacteriana instalada nas gengivas, línguas ou áreas internas das bochechas. Tal lesão adere à mucosa bucal e produz um engrossamento da pele dessas regiões citadas, dando um aspecto branco e espesso e acarretando ainda bolinhas brancas.
Quais são as causas?
Ainda não há pleno consenso sobre as razões do surgimento da leucoplasia. Contudo, já se sabe que a irritação contínua na superfície da boca, sobretudo devido ao tabagismo, é um dos principais motivos. Entre outros, é possível citar:
- bebidas alcoólicas;
- tabaco para mastigar;
- dentes danificados capazes de machucar, internamente, as bochechas;
- uso de próteses de tamanho inadequado para a boca do paciente.
Além disso, há leucoplasia pilosa gerada pelo vírus Epstein-Barr. Apesar de este micro-organismo ser relativamente comum no corpo humano, esse tipo de leucoplasia é mais rara.
Ela somente aparece quando o sistema imunológico é afetado por alguma outra doença, como um câncer ou a AIDS. Daí, o vírus adormecido no organismo entra em atividade e acarreta a leucoplasia.
Quais os sintomas?
De forma geral, essa condição não produz dor nem desconfortos intensos. Por essa razão, muitas vezes as pessoas não se dão conta do problema. Portanto, é importante conhecer outros sinais que facilitam a identificação da condição. Assim, é possível notar na mucosa bucal:
- partes superficiais mais enrijecidas ou espessas;
- manchas acinzentadas ou brancas não passíveis de remoção com simples escovação;
- lesões vermelhas e/ou altas, que podem ser indício de um câncer (é preciso consultar um dentista para ter certeza de problemas dessa seriedade).
Outro tipo diferente é a leucoplasia peluda, ela pode ser confundida com sapinho, pelas manchas brancas similares. Porém, essas marcas surgem ao lado da língua e se parecem com dobras ou cristas.
De que modo evitar?
Basta evitar as causas mais comuns que estão sob o seu controle, como não fazer uso de tabaco (seja fumo, seja mastigável) e de bebidas alcoólicas (ou pelo menos reduzir esse consumo).
Se for algo difícil de parar, tente visitar o dentista com mais frequência que o adequado. O sugerido é que seja uma vez a cada seis meses, mas é interessante que se faça mais visitas por semestre.
Quais os tratamentos?
Na grande maioria dos casos, a leucoplasia é benigna. Contudo, é preciso frequentar o consultório do dentista com frequência e revelar os hábitos bucais, como o fumo ou o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. Ele vai avaliar a boca já levando em consideração tais informações.
Em geral, essa condição é tratada conforme os aspectos da placa bacteriana e as manchas presentes. Se o problema for originado por um vírus, podem ser receitados antivirais. Já em outras situações, podem ser indicados remédios para aplicação direta nas placas, o que vai acarretar a remoção delas.
Como vimos, saber o que é leucoplasia é importante, sobretudo se você tem costumes prejudiciais à região bucal. Visite o seu dentista com a regularidade mínima indicada e converse com ele sobre seus hábitos. Esse profissional saberá como te ajudar!
Assine nossa newsletter e tenha acesso a mais informações sobre saúde bucal!