Todo empreendimento oferece algum tipo de risco, não é mesmo? No consultório, eles estão mais próximos do que você imagina. Daí a importância da gestão de riscos — um conjunto de ações para identificar, prevenir e driblar possíveis ameaças, dentro das possibilidades.
Isso envolve bastante planejamento e atenção aos detalhes mais globais. E então, ficou interessado em saber mais sobre a gestão de riscos? Continue com a gente e acompanhe o conteúdo que preparamos para você!
O que é gestão de riscos?
A gestão de riscos é um conjunto de ações planejadas e estratégicas para diminuir a chance de ocorrerem problemas e riscos no negócio. Além disso, essas medidas tentam também potencializar o que vai bem, para trazer mais qualidade para o serviço.
Em vez de ficar só remediando e “apagando incêndios”, a empresa toma atitudes para evitar problemas e já tem um plano de estratégias desenvolvido para enfrentar urgências e perigos. É importante deixar claro que não há como deixar o risco zero, mas é possível minimizá-lo bastante e ter formas programadas de enfrentá-lo.
Quais as funções da gestão de riscos?
A gestão de riscos tem a função de minimizar as ameaças em qualquer estabelecimento, seja em um consultório ou outro tipo de ramo, envolvendo principalmente a prevenção, mas também formas de lidar com emergências. Ela torna possível uma resposta melhor a problemas eventuais que surgem, garantindo mais segurança e agilidade para enfrentar a situação.
Outra questão fundamental é que ela garante uma melhor gestão financeira. Afinal, ficar remediando problemas é bem mais caro e desgastante do que preveni-los. E a imagem do empreendimento também está em jogo.
Se acidentes ocorrem por alguma falta do profissional, a impressão que fica não será nada boa. Assim, fazer uma adequada gestão de riscos é fundamental para seu consultório.
Como estruturar um bom programa de gerenciamento de riscos no consultório?
Para fazer um bom programa de gestão de riscos, é preciso ter vários cuidados e uma estratégia efetiva. Separamos as melhores medidas para você desenvolver bem o seu plano de gerenciamento. Confira!
Faça um diagnóstico dos riscos
Antes de fazer qualquer tipo de intervenção, é importante conhecer quais são os riscos potenciais que o seu empreendimento oferece. Colete dados sobre os equipamentos usados, horários de cada profissional, a estrutura do local de trabalho (rede de luz, rede de água, presença de gás encanado e escadas, por exemplo).
Uma boa dica é colocar as informações em uma representação gráfica do consultório para facilitar a visualização e o planejamento de soluções.
Pense nos vários tipos de riscos
É muito importante pensar em riscos complexos, como incêndios ou enchentes. Mas é preciso estar atento também a ameaças menores, como um fio de tomada no meio do caminho, que pode fazer alguém cair, ou uma quina na ponta da mesa, que pode machucar uma criança, por exemplo.
Degraus na entrada e escadas sem corrimão também são exemplos de pequenas ameaças que podem provocar algum acidente. Esteja atento e se prepare tanto para riscos mais óbvios quanto para os mais improváveis.
Elabore planos de prevenção e planos emergenciais
Prevenir é sempre fundamental, e você deve focar principalmente nessa estratégia. Após mapear todos os riscos, planeje e aplique medidas para minimizar as chances de ocorrerem problemas do tipo no consultório. Mas lembre-se que não há como controlar tudo. Para isso, você precisa de um plano para lidar com emergências, porque imprevistos podem acontecer.
Pense no caso de um incêndio, por exemplo. Você pode instalar extintores, ter cuidado com substâncias inflamáveis e verificar bem a fiação elétrica para minimizar a chance de haver fogo no consultório.
Mas se algo sair do controle, é importante ter um plano de evacuação do prédio, entrar em contato com os bombeiros e ter uma equipe que saiba lidar com o problema, sem entrar em pânico e transmitindo segurança para os clientes. Esse raciocínio vale para muitos tipos de situação, mas cada ocasião vai ter suas especificidades.
Seja cuidadoso com equipamentos
Tenha muito cuidado com os aparelhos e instrumentos que utilizar. Eles não podem estar danificados, nem em manutenção. Além disso, objetos cortantes devem ser esterilizados. Acidentes com maquinários e instrumentos podem gerar processos por negligência.
Além disso, o nome do seu empreendimento também fica em jogo. Um consultório odontológico que zela pela higiene e cuidado de seus pacientes, utilizando boas ferramentas e equipamentos, cria uma imagem positiva, o que traz mais segurança, confiança e a fidelidade dos clientes — além de motivar o público atendido a recomendar a clínica para os colegas.
Esteja atento aos registros, documentos e finanças
Prontuários devem estar armazenados de forma segura e sigilosa, preferencialmente em alguma plataforma que seja acessada com senha. Uma boa sugestão é usar a tecnologia em nuvem, para que dados não sejam perdidos se um computador estragar, por exemplo.
Quanto às finanças, é importante realizar um bom monitoramento. Contratar alguém para fazer a contabilidade é uma ótima ideia, mas é importante acompanhar esses processos. Se você não procurar saber dos processos, pode acontecer algum roubo, você pode deixar de pagar algum imposto importante ou perder o controle dos gastos.
Capacite sua equipe
Tendo uma equipe pequena ou grande, é importante que todos os profissionais conheçam a gestão de riscos como um todo. Isso significa que é preciso capacitá-los sobre o mapeamento, as estratégias para driblar esses problemas e os planos emergenciais.
Afinal, quando algum evento que oferece perigo ocorre em seu consultório, você e sua equipe são responsáveis por lidar de forma adequada com a situação, sendo as referências para o cliente. Por isso, é importante que todos estejam habilitados para exercer bem esse papel.
Esteja atento às questões de contrato no aluguel
Normalmente, para montar um consultório, os profissionais alugam um estabelecimento. Fazer a gestão de riscos pode exigir algumas interferências no local e, por isso, é importante conversar bem com o proprietário e ter sua autorização por escrito.
Isso pode evitar conflitos e problemas com a justiça. Afinal, no caso de algum acidente, pode acontecer algum atrito para saber as responsabilidades de cada um.
A gestão de riscos envolve várias medidas e deve começar com um diagnóstico. Depois, além de desenvolver ações de prevenção, é preciso também ter formas para lidar com emergências, capacitando bem sua equipe para que não haja pânico e ela tome as medidas certas em um tempo ágil.
É preciso também ter cuidado com equipamentos, escadas e objetos que possam oferecer algum risco. Além disso, é importante estar atento aos prontuários e às finanças. Você precisa verificar as questões de contrato de aluguel, clareando bem as regras para não ter problemas com o dono do imóvel depois.
E então, gostou de aprender mais sobre a gestão de riscos? Aproveite e baixe o nosso guia prático para montar sua própria clínica odontológica!