Blog Saúde Bucal

O que é cárie de radiação?

o que é cárie de radiação

Se você não sabe o que é cárie de radiação, o post de hoje é para você! A cárie dentária é uma doença na boca que surge por conta de bactérias que aderem aos dentes formando placas e produzindo ácidos que os corroem. A cárie passa, então, a formar cavidades no dente e, caso não seja tratada, pode destruí-lo totalmente.

Essas bactérias causadoras da cárie conseguem energia por conta dos restos de alimentos que ficam na boca, principalmente o açúcar, que contribui para a formação dos ácidos corrosivos. As pessoas que salivam pouco ou possuem a boca seca (síndrome de xerostomia) estão mais propensas a ter cárie, pois a saliva atua como uma grande protetora, agindo para equilibrar a acidez bucal.

O que é cárie de radiação?

A cárie de radiação é um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. Esse problema provoca um amolecimento dos tecidos dentários, o que leva à fratura e à dor. A radioterapia pode trazer alguns problemas bucais ao paciente, como deixar a boca mais sensível e dolorida, o que dificulta o processo de higienização.

No tratamento de radioterapia, o fluxo salivar do paciente também diminui o que torna o ambiente propício para a proliferação de bactérias. Outra característica da cárie de radiação é que, como os tecidos dentários estão mais frágeis, ela atinge os dentes de forma mais agressiva, podendo levar à total destruição da coroa dentária e da desmineralização dos dentes.

Como prevenir a cárie?

Para o paciente que irá iniciar a radioterapia, é importante ir ao dentista fazer exames e limpezas. O profissional pode eliminar possíveis focos de infecção, além de verificar se há dentes com maior risco de desenvolverem a cárie ou até mesmo extraírem algum, em situações extremas, quando há risco de acontecer algo mais grave ao longo do tratamento contra o câncer.

Um cuidado fundamental para evitar a cárie é estar atento à alimentação e à escovação dos dentes. Dietas leves em carboidratos contribuem para que as bactérias na boca não proliferem tão facilmente, pois os índices de açúcar ficam menores e elas não têm energia o suficiente para se reproduzirem. O uso do fio dental também reduz a quantidade de resíduos presentes na boca.

Como tratar a cárie?

A cárie começa a se desenvolver embaixo da superfície do dente, não sendo visível. Assim, somente o dentista pode verificar com certeza se você está com cárie ou não. Na medida em que as bactérias começam a agir, o esmalte do dente vai sendo fraturado embaixo da superfície, sendo que a parte externa permanece a mesma. É somente quando não há esmalte o suficiente que a cavidade da cárie fica exposta.

O tratamento da cárie deve ser feito por um profissional de confiança e irá depender do tamanho e da localização dela. São três as principais formas de tratá-la:

  • Obturação: a parte deteriorada é removida do dente e com isso é criada uma cavidade que pode ser preenchida por porcelana, resina composta, liga de prata ou ouro;
  • Tratamento de canal: o centro do dente é removido e suas raízes são preenchidas com algum material próprio para vedação;
  • Coroa: quando a parte superior do dente está muito deteriorada, ela pode ser substituída por uma peça equivalente, feita de prata, ouro, estrutura metálica ou porcelana.

O paciente com cáries dentárias pode apresentar dor de dente, desconforto, fratura do dente, dificuldade para morder alimentos e maior sensibilidade com comidas muito geladas ou quentes.

Gostou de saber o que é cárie e os tipos de tratamento? Conte para nós nos comentários!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada