Se você não sabe o que é cárie de radiação, o post de hoje é para você! A cárie dentária é uma doença na boca que surge por conta de bactérias que aderem aos dentes formando placas e produzindo ácidos que os corroem. A cárie passa, então, a formar cavidades no dente e, caso não seja tratada, pode destruí-lo totalmente.
Essas bactérias causadoras da cárie conseguem energia por conta dos restos de alimentos que ficam na boca, principalmente o açúcar, que contribui para a formação dos ácidos corrosivos. As pessoas que salivam pouco ou possuem a boca seca (síndrome de xerostomia) estão mais propensas a ter cárie, pois a saliva atua como uma grande protetora, agindo para equilibrar a acidez bucal.
O que é cárie de radiação?
A cárie de radiação é um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. Esse problema provoca um amolecimento dos tecidos dentários, o que leva à fratura e à dor. A radioterapia pode trazer alguns problemas bucais ao paciente, como deixar a boca mais sensível e dolorida, o que dificulta o processo de higienização.
No tratamento de radioterapia, o fluxo salivar do paciente também diminui o que torna o ambiente propício para a proliferação de bactérias. Outra característica da cárie de radiação é que, como os tecidos dentários estão mais frágeis, ela atinge os dentes de forma mais agressiva, podendo levar à total destruição da coroa dentária e da desmineralização dos dentes.
Como prevenir a cárie?
Para o paciente que irá iniciar a radioterapia, é importante ir ao dentista fazer exames e limpezas. O profissional pode eliminar possíveis focos de infecção, além de verificar se há dentes com maior risco de desenvolverem a cárie ou até mesmo extraírem algum, em situações extremas, quando há risco de acontecer algo mais grave ao longo do tratamento contra o câncer.
Um cuidado fundamental para evitar a cárie é estar atento à alimentação e à escovação dos dentes. Dietas leves em carboidratos contribuem para que as bactérias na boca não proliferem tão facilmente, pois os índices de açúcar ficam menores e elas não têm energia o suficiente para se reproduzirem. O uso do fio dental também reduz a quantidade de resíduos presentes na boca.
Como tratar a cárie?
A cárie começa a se desenvolver embaixo da superfície do dente, não sendo visível. Assim, somente o dentista pode verificar com certeza se você está com cárie ou não. Na medida em que as bactérias começam a agir, o esmalte do dente vai sendo fraturado embaixo da superfície, sendo que a parte externa permanece a mesma. É somente quando não há esmalte o suficiente que a cavidade da cárie fica exposta.
O tratamento da cárie deve ser feito por um profissional de confiança e irá depender do tamanho e da localização dela. São três as principais formas de tratá-la:
- Obturação: a parte deteriorada é removida do dente e com isso é criada uma cavidade que pode ser preenchida por porcelana, resina composta, liga de prata ou ouro;
- Tratamento de canal: o centro do dente é removido e suas raízes são preenchidas com algum material próprio para vedação;
- Coroa: quando a parte superior do dente está muito deteriorada, ela pode ser substituída por uma peça equivalente, feita de prata, ouro, estrutura metálica ou porcelana.
O paciente com cáries dentárias pode apresentar dor de dente, desconforto, fratura do dente, dificuldade para morder alimentos e maior sensibilidade com comidas muito geladas ou quentes.
Gostou de saber o que é cárie e os tipos de tratamento? Conte para nós nos comentários!