brasileiro precisa se conscientizar sobre a importância em manter as funções da boca, dentes e língua em perfeitas condições.
Mais do que ser nosso cartão de visita, um belo sorriso trás jovialidade, saúde e bem estar. Só que para isso acontecer, é preciso sorrir de verdade, sem dor, vergonha ou medo. Mais do que isso, com prazer. Para quem se preocupa em cuidar dos dentes o ano inteiro, sorrir é uma tarefa fácil, mas para aqueles que não conseguem criar o hábito de manter a saúde bucal como preocupação diária, isso pode tornar-se um dilema.
Hábitos como, escovar os dentes por pelo menos cinco minutos após cada refeição, fazer uso diários do fio dental e estar em dia com o check up bucal, indo a cada seis meses no dentista são os principais passos para quem deseja sempre ter uma excelente saúde bucal.
Já quem não cumpre os hábitos de higiene bucal citados acima e não apresentam algum tipo de doença bucal, devem se considerar muito sortudas, já que isso é raro de acontecer.Mas nem adianta ficar se gabando que essa sorte é temporária e geralmente acaba com o paciente sentado na cadeira do dentista.
E nem dianta nessa hora querer um tratamento rápido, em alguns casos o descaso com a higiene bucal pode levar a perda de um ou mais dentes e nesse caso os implantes serão a melhor solução.
Mas após os implantes os cuidados devem ser redobrados. O paciente precisa aprender a cuidar e a higienizar os dentes, a língua e a gengiva, caso contrário os problemas voltam da mesma maneira e podem comprometer a saúde da boca, levando a retração gengival, perda óssea e o amolecimento dos dentes.
Os bons cuidados com sua saúde bucal serão a garantia de um sorriso bonito e saudável, por isso cuide-se sempre!
Livremente inspirado na Matéria de mesmo nome da revista Corpore – Por uma vida melhor Ano 7 – ed nº 27