Mudanças de hábito alimentar podem ajudar muito para a conquista de um sono melhor. O que já é sabido é que uma noite mal dormida causa sonolência e cansaço ao longo do dia. As alterações no humor, irritabilidade, desânimo e até falta de vontade de realizar coisas que antes davam prazer podem se tornar bastante graves. Esse cansaço provocado por noites insones pode aumentar o risco de depressão e alterações psicossomáticas, como ansiedade, que atrapalha ainda mais o sono chegar.
Médicos sugerem a prática de esportes como um dos fatores para fazer o paciente ter uma noite de sono tranquila. A atividade física libera substâncias que proporcionam bem-estar e melhoram a qualidade do sono. O recomendado é praticar uma atividade aeróbica na parte da manhã. Exercícios como ioga, pilates e técnicas de relaxamento podem auxiliar, se o problema for relacionado a dificuldades em iniciar o sono.
A insônia também está relacionada com o peso excessivo, quando está excluída a hipótese de stress. Para evitar a obesidade, os especialistas recomendam uma dieta rica em produtos naturais, vegetais e verduras em abundância, cereais integrais, pouca ingestão de gorduras e para ajudar no pique deve-se incluir também ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B, principalmente a B12.