Mau-hálito
Como prevenir os desagradáveis odores bucais.
Cerca de 60% da população já teve ou tem mau-hálito. Para combatê-lo, o ideal é escovar os dentes após cada refeição, sem se esquecer do fio dental. O bochecho é muito importante para a limpeza da língua, assim, uma pitada de bicabornato de sódio poderá ajudar.
Para eliminar maus cheiros provenientes da bebida e do cigarro, experimente fazer um bochecho de água e umas gotinhas de limão, três vezes ao dia. O limão tem ácidos que anulam os odores dessas substâncias. Mas lembre-se que o ácido em excesso pode prejudicar o esmalte dos dentes.
Tome muita água para aumentar a produção de saliva que, por conter excesso de oxigênio,desproporciona o ambiente típico das bactérias bucais. A alimentação rica em fibras como as existentes na cenoura e na maçã, por exemplo, ajudam na limpeza dos dentes e remoção dos resíduos alimentícios. Por fim, consultas regulares,ao menos duas vezes por ano, com o dentista proporcionarão o fim do mau-hálito e te deixarão mais confortável para falar de pertinho com aquela pessoa especial.
Inspirado no texto de mesmo nome da revista DGT – ano 1 edição 05 2010