Blog Saúde Bucal

Conheça 5 problemas decorrentes da mastigação errada

Você sabia que a mastigação errada pode trazer consequências mais sérias para a saúde? Dores de cabeça, dores no estômago e até engasgos recorrentes podem indicar que esse tipo de situação está ocorrendo com você.

Neste artigo, você poderá conferir exatamente quais são os problemas causados por uma má mastigação e como é possível resolver essa condição.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse ponto muito importante da sua saúde bucal!

O que caracteriza uma mastigação errada?

Alguns pontos são possíveis de serem observados quando o assunto é mastigação insuficiente. Abaixo, você confere alguns sinais de alerta durante o consumo dos alimentos:

  • mastigação e deglutição exageradamente lentas;
  • dores na cabeça ou nos dentes;
  • engasgos frequentes;
  • dificuldades de respiração;
  • problemas gastrointestinais, como azia, refluxo ou dores em geral na região do abdômen;
  • dificuldade para mastigar
  • estalos ao mastigar na mandíbula ao mastigar.

Quais os problemas decorrentes da mastigação errada?

As falhas na mastigação, ao longo do tempo, podem gerar algumas complicações. Abaixo, confira algumas das mais frequentes.

1. Assimetria facial

Se você mastiga somente de um lado, é comum que somente essa parte da face seja mais estimulada, o que pode levar a uma assimetria facial, interferindo, além da piora da mastigação, na parte estética do rosto.

2. Ganho de peso

Quem tem a mastigação errada pode acabar engolindo a comida sem mastigar na quantidade de vezes necessária. Isso por causar, por sua vez, um estado onde a pessoa não se sente saciada tão rápido e acaba comendo mais do que o necessário, gerando o ganho de peso.

3. Aparecimento de cáries e desgastes nos dentes

Caso a má mastigação seja causada por falta de alguns dentes na boca, os outros acabam sofrendo uma pressão maior, ficando sobrecarregados e, posteriormente, desgastados.

Outro problema comum da mastigação errada relativa aos dentes é o aparecimento de cárie. Mastigar rápido demais impede o organismo de produzir saliva o suficiente, o que dificulta a limpeza da boca, deixando os alimentos ainda mais parados ali.

4. Déficit de nutrientes no organismo

Quando os alimentos são pouco mastigados, o organismo tem mais dificuldade em absorver os nutrientes. No longo prazo, o corpo pode sofrer com falta de vitaminas, mesmo que você mantenha um consumo frequente de alimentos saudáveis.

5. Problemas na digestão

Azia, má digestão e dores são alguns dos problemas causados pela má mastigação. Os pedaços grandes dos alimentos que não foram mastigados corretamente chegam ao estômago, que por sua vez precisa liberar uma maior quantidade de ácido para absorvê-los. No longo prazo, problemas como refluxo, azia e outros sinais podem aparecer.

Como resolver os problemas na mastigação?

Primeiramente, é essencial procurar um dentista para que ele avalie seu tipo de mordida, se sua mastigação está correta e, caso não esteja, qual o fato que está atrapalhando a efetividade desse movimento. O tratamento pode ser, inclusive, realizado por vários tipos de profissionais para ter um sucesso ainda maior.

Se você sente algum desconforto na mastigação, não deixe de procurar um profissional o quanto antes. Só ele poderá orientar você sobre o que está causando esse problema, como solucioná-lo e ter mais qualidade de vida e saúde.

Quer saber mais sobre os tipos de mordida? A mordida cruzada é uma delas, e muito comum por sinal! Saiba mais sobre ela e como deve ser tratada.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada