Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Incentive a higiene bucal brincando de escovar os dentes!


menina escovando os dentes

Incentive a higiene bucal brincando de escovar os dentes!

Escovar os dentes é uma necessidade de saúde e deve ser introduzida na vida das crianças desde muito cedo. O problema é que, por ser uma obrigação diária, muitas vezes acaba virando uma “chatice” na visão dos pequeninos. Nessa hora, é importante que os pais saibam como introduzir o hábito de maneira leve e divertida para os pequenos pegarem gosto pela coisa.

A maioria das crianças que não gosta de escovar os dentes teve esse ritual imposto e obrigado pelos pais de forma errada.

“Quando muito pequenas, elas não têm a compreensão da importância da escovação. Então temos que tornar essa obrigação em algo encantador na visão deles, nos preocupando com o que utilizamos e como os ensinamos”, diz Marcela Baptista Encinas, odontopediatra da Sorridents. 

Segundo a especialista, para evitar qualquer tipo de antipatia com a escovação, a escova e creme dentais são muito importantes. “Os pais devem ficar atento com a indicação da escova correta, com relação ao tamanho e ao tipo de pasta de dente para que a criança não se machuque ou tenha ânsia por conta do sabor. Isso pode criar uma barreira para a escovação”.

Escovar os dentes brincado
Tornar a escovação um momento de diversão e interação entre pais e filhos é a chave para o sucesso da aprendizagem. Quanto mais criativas forem as abordagens, sem deixar de lado o processo correto, mais fácil e prazeroso será essa obrigação.

A companhia e a supervisão dos pais são fundamentais até os sete anos. “Depois disso, entende-se que a criança já tem coordenação para escovar os dentes sozinha e capacidade de entendimento da sua importância”, diz Marcela.

A especialista dá algumas dicas de como fazer dessa obrigação de escovar os dentes, algo divertido.

– Comece com uma abordagem diferente. Em vez de: “é hora de escovar os dentes”, tente: “vamos brincar juntos de escovar os dentes?”.

– Cante músicas. Podem ser já famosas (existem muitos desenhos animados que trabalham com a dinâmica da escovação) ou criadas por você especialmente para o momento.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


– Faça caretas e vozes divertidas que costumam arrancar sorrisos do seu filho.

– Cada vez que ele fizer algum movimento certo, o elogie.

– Tente brincadeiras como “O mestre mandou”. Primeiro faça você os movimentos corretos da escoação para que ele te imite. Não se esqueça do fio dental. Depois peça para que ele seja o mestre, para ver se ele realmente aprendeu.

– Ensine de forma didática e fantasiosa a importância da escovação. Exemplo: explique que quando comemos os restos de comida ficam presos nos dentes deixando a boca suja e nós precisamos salvar os dentes de tanta imundice. Por isso é fundamental que a super escova entre em ação fazendo uma varredura contra o mal.

Além destas dicas, também utilize vídeos educativos como os criados pela Sorridents e disponíveis no YouTube.

 

Fonte: Terra Saúde

 

Postado em 21/07/2014.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter