A escovação é a arma mais poderosa de que dispomos para prevenir cáries e doenças gengivais. É importante escovar os dentes com creme dental fluoretado, pelo menos 4 vezes ao dia: após cada refeição (café, almoço, jantar) e antes de dormir.
A escova deve possuir cerdas macias e arredondadas.
Técnicas de escovação para crianças: 0 a 6 anos
Crianças de 0 a 2 anos de idade
A higienização deve começar logo após a erupção do primeiro dente. Inicialmente usamos cotonete, ou um pedaço de fralda para limpá-lo. A escova deve ser introduzida o mais precocemente possível (assim que erupcionarem molares “de leite”) para que a criança adquira o hábito da escovação. Ela deve ser, nesses casos, extra macia. É contra-indicado o uso de pastas dentais nesta faixa etária, pois s criança poderá degluti-la.
Crianças de 2 a 6 anos de idade
Nesta idade é recomendável que os pais ainda escovem os dentes de seus filhos. Mesmo que a criança mostre habilidade para executar esses movimentos, os pais devem sempre completar a escovação, pois normalmente as crianças não realizam todos os movimentos, esquecendo de escovar algumas áreas.
Para essa faixa etária a técnica mais fácil é: cerrar os dentes, fazer movimentos circulares na parte de fora de todos eles (superiores e inferiores), indo do último dente de um hemiarco a outro. Na parte de dentro, os movimentos também são circulares, porém de boca aberta. Nas superfícies onde mastigamos, os movimentos são de vaivém.
Colaborou para esse texto :
Dr. Giovanni Laurienzo CROSP 79.786.
Unidade São Bernardo do Campo Centro