Blog Saúde Bucal

Grávidas devem buscar orientação para cuidar da saúde bucal dos bebês, alertam dentistas

Grávidas devem buscar orientação para cuidar da saúde bucal dos bebês, alertam dentistas

saúde bucal dos bebês

Redação CORREIO

A maioria das pessoas sabe que, após cada refeição, é orientado que se escovem os dentes. O que poucos têm conhecimento é que também é necessário higienizar a boca dos bebês. A higiene bucal necessita de ações preventivas para evitar problemas dentários futuros à criança e ao adolescente. Para isso, o primeiro contato com o dentista deve ser feito ainda no período da gestação. As mães são as primeiras responsáveis pela saúde bucal dos bebês e, para contribuir com a melhor forma de tratar o cartão de visita dos filhos, é preciso recorrer a um dentista para receber orientações a respeito dos cuidados necessários.

A partir do nascimento da criança, a primeira visita ao dentista deve ser feita aos seis meses de vida. Porém, a higiene bucal tem que começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes. Algumas dicas são fundamentais para a profilaxia do recém-nascido. “A limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda úmida, com água limpa, para remover os resíduos de leite materno. A higienização pode ser feita duas vezes ao dia, principalmente antes de dormir e logo na primeira mamada”, orienta o dentista Dr. Gabriel Paternostro, que considera essencial os primeiros cuidados com a saúde bucal da criança para acostumar com os cuidados e remover qualquer resíduo que possa ocasionar uma infecção na gengiva da criança.

Quando o bebê completa seis meses, momento em que começam a nascer os primeiros dentes, a gaze ou a fralda úmida devem ser substituídas por uma escova-dedeira. Aos 18 meses, o ideal é utilizar uma escova dental infantil sem o uso do creme dental, ou ainda um creme dental sem flúor. Paternostro ainda orienta que “é importante que a mãe esteja com a saúde em dia porque ela pode passar bactérias que podem causar doenças da boca na criança”. A Odontopediatria é o segmento da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes.

Dr. Gabriel Paternostro, dentista, é responsável técnico pela equipe de profissionais da clínica Sorridents, que possui mais de 150 unidades e está presente em dez estados brasileiros. Voltada para atender as classes C e D, a maior rede do segmento odontológico do país chegou a Salvador em junho, com sedes em Brotas e em breve na Liberdade.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada