Por se tratar de uma doença que afeta a estrutura óssea de todo o organismo, a osteoporose pode causar a perda óssea nos dentes e comprometer seriamente a saúde bucal dos pacientes.
Entenda, no artigo de hoje, quais são as causas e os principais sintomas dessa doença e como ela se relaciona com a perda de tecido ósseo na boca e com outros problemas bucais. Confira!
O que é a osteoporose e quais são os seus sintomas?
A osteoporose é uma doença que surge na meia idade, sendo que a população idosa é a mais atingida por essa disfunção que afeta toda a estrutura óssea do organismo, incluindo regiões da face como a mandíbula e o maxilar.
Com o envelhecimento, há uma diminuição natural na atividade metabólica, o que causa a diminuição da densidade do tecido ósseo em todo o corpo, fazendo com que os ossos fiquem mais fracos e, por isso, propensos a fraturas.
Quando a diminuição da densidade óssea é muito extensa, instala-se o quadro de osteoporose, que exige acompanhamento médico para que seja tratado adequadamente. Tanto as fraturas recorrentes quanto a dor em braços ou pernas são sintomas comuns da doença, que pode ser prevenida com atitudes simples.
O que fazer para prevenir a osteoporose?
A prevenção da osteoporose começa com uma boa alimentação. Leite e seus derivados, peixe, banana, castanhas e outros alimentos ricos em cálcio e em ômega 3 devem ter presença constante na dieta.
A prática regular de atividades físicas, tais como natação, caminhada ou corrida, é outro cuidado fundamental para manter a saúde dos ossos em dia.
A prevenção da osteoporose é importante porque a evolução da doença pode trazer consequências para a saúde bucal dos pacientes, como você vai entender agora.
Qual a relação entre osteoporose e perda óssea nos dentes?
Uma vez que a osteoporose diminui a densidade óssea em todo o corpo, a fixação dos dentes na mandíbula pode ficar comprometida, devido à fraqueza dos ossos maxilares.
Nesses casos, uma simples dor na gengiva pode ser um sintoma de osteoporose, a qual pode culminar em um quadro severo de perda óssea nos dentes. Por isso é importante visitar o consultório odontológico regularmente, relatando ao dentista qualquer alteração percebida.
Embora a osteoporose esteja relacionada à perda óssea nos dentes, ela dificilmente é a causa exclusiva para que os dentes caiam. Na maioria dos casos, a diminuição da densidade dos ossos compromete a saúde das gengivas, levando ao desenvolvimento da doença periodontal.
Assim, a osteoporose e a doença periodontal acabam por atuar conjuntamente, agravando a saúde dos dentes e causando a perda dos mesmos, além de problemas como mau hálito, infecções e outras consequências.
Quais as consequências da perda óssea nos dentes?
Quando os ossos alveolares estão comprometidos de maneira mais extensa, o cirurgião dentista não encontra uma base óssea suficiente para realizar o implante dentário e corrigir os problemas funcionais e estéticos relacionados à perda dos dentes.
A primeira opção, para viabilizar a colocação das próteses dentárias, pode ser a indicação de um tratamento para reposição de cálcio com acompanhamento de um ortopedista.
A partir de exames clínicos e de imagem, o cirurgião identifica a necessidade ou não de um enxerto ósseo, que pode ser feito com osso retirado do próprio paciente, ou com materiais biologicamente compatíveis.
Trata-se de um procedimento cirúrgico extenso, de custo elevado. Por isso, vale a pena manter um estilo de vida saudável para evitar a osteoporose, além de manter bons hábitos de higiene bucal diariamente.
Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre como a osteoporose pode causar a perda óssea nos dentes? Quer saber mais sobre os cuidados fundamentais para a sua saúde bucal? Deixe sua pergunta nos comentários!