1 – Controlar a placa bacteriana – Já que não a podemos eliminar, deve-se controlar o seu crescimento. Grande parte das medidas de higiene oral têm como objetivo o controle da placa bacteriana. Controlando o crescimento desta, contribui-se para o controle das doenças orais. Este é o segredo!
2 – Escovar corretamente os dentes pelo menos duas vezes por dia – Mais vale escovar menos vezes, mas corretamente, do que muitas, mas com menos cuidado. A qualidade é mais importante que a quantidade.
3 – Usar uma escova adequada para cada boca – As escovas de dente devem ser macias, adequadas ao tamanho da boca e mudadas regularmente.
4 – Usar sempre um dentifrício com flúor – É a forma mais eficaz e mais econômica de fortalecer os dentes. Os dentifrícios com flúor são fáceis de encontrar e muito acessíveis economicamente.
5 – Se for preciso, devem-se usar suplementos de flúor – Em situações especiais, como por exemplo, em pessoas que apresentem uma alta tendência para a cárie dentária, devem-se usar, para além do flúor dos dentifrícios, suplementos. Os elixires de flúor são os mais eficazes, mas consulte sempre o seu dentista.
6 – Usar regularmente o fio ou fita dentária – Os espaços entre os dentes são zonas onde os restos alimentares e a placa bacteriana mais se alojam. É também precisamente nesses locais que a escova tem menos eficácia. A solução ideal passa, quase sempre, pelo uso do fio ou fita dentária.
7 – Se for necessário, use os meios auxiliares de remoção de placa bacteriana. – Existem situações em que outros meios de remoção de placa bacteriana, para além da escova e fio, são necessários. Por exemplo, nas pessoas com bastante espaço entre os dentes, o fio dental ou mesmo o palito podem ser os meios mais indicados. Existem muitas alternativas, informe-se junto dos profissionais de saúde oral.
8 – A alimentação deve ser saudável, sem excesso de açúcares – Uma alimentação equilibrada, sem excessos, é sempre benéfica para a saúde geral. No caso particular da saúde oral, uma alimentação sem excessos de açúcar é fundamental. O principal é reduzir a freqüência de ingestão de alimentos açucarados.
9 – Deve-se vigiar regularmente a saúde oral – Ao efetuar as visitas de rotina ao dentista, está a contribuir para o despiste precoce das doenças orais e para a criação de hábitos de saúde que levem à eliminação das doenças orais.
10 – Os selantes de fissura podem ser uma grande ajuda – Os selantes de fissura são uma das armas mais eficazes na prevenção da cárie dentária. Eles atuam como uma barreira física. A sua presença numa superfície dentária é sinal de que pelo menos esse local está imune ao ataque das bactérias causadoras de cárie.
11 – Deve-se tratar os dentes logo que seja preciso – Os tratamentos dentários são dispendiosos, às vezes pouco agradáveis e, por vezes, muito demorados. No entanto, quando a prevenção falhou e é preciso tratar um dente, mais vale que seja logo. Quanto mais se espera, mais complicado se torna o tratamento e mais desagradável pode ser. Quando se adia muito um tratamento dentário, pode dar-se a perda do dente, fato sempre indesejável e com grandes conseqüências para saúde.
12 – Mantenha-se informado sobre os temas de saúde oral – Quanto mais soubermos sobre saúde, mais capacidade temos de ter saúde, de exigir saúde e de acreditar na saúde. Por isso, vamos ficar atentos e consultar as dicas do Bem Star.