Dia de luta marca a importância da prevenção e pretende combater o preconceito a doença.
O dia mundial de luta contra a AIDS foi criado para despertar nas pessoas a importância da prevenção e também aumentar o respeito pelas pessoas infectadas.
Em 1987 a Assembléia Mundial de Saúde juntamente com a ONU que instituíram o dia 1º de dezembro para marcar a luta mundial contra a doença. E por aqui por decisão do Ministério da saúde a data passou a ser lembrada já no ano seguinte.
A cada ano diferentes temas são abordados destacando sempre importantes questões relacionadas à doença. O fato é que para os portadores da doença o apoio dos amigos e familiares é fundamental para o sucesso do tratamento.
A luta contra a AIDS ainda está longe do fim, a Organização Mundial da Saúde estima que 40 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus e que cerca de 16 mil novas contaminações ocorram todos os dias.
A odontologia e o atendimento aos portadores de HIV
As manifestações bucais da infecção pelo HIV são freqüentes e podem representar os primeiros sinais clínicos da doença. Podem ser indicadoras de comprometimento imunológico.
Com o inicio da terapia antirretroviral altamente potente (HAART) nota-se a redução de algumas infecções em contrapartida outras complicações podem surgir como as xerostomias (boca seca).Nesse momento a odontologia se faz presente a todo momento diagnosticando, intervindo preventivamente e no tratamento reparador de problemas causados pela medicação.