Criar seis filhos pequenos não é uma tarefa nada fácil e foi exatamente o que aconteceu com o veterano da guerra civil americana John Bruce Dodd que ficou viúvo quando sua esposa deu a luz ao sexto filho do casal.
Até aqui nada de anormal já que outros homens espalhados pelo mundo também criaram seus filhos sem a ajuda de suas companheiras. Mas John não era um homem comum, pelo menos não para sua filha Sonora Louise Smart Dodd que, em 1909, reivindicou um dia para homenagear seu pai. Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, nos Estados Unidos. Assim, o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho de 1910 em pleno aniversário de Dodd. A idéia deu tão certo que em 1972 o então presidente americano Richard Nixon instituiu o 3º domingo de junho como o dia dos pais.
Já aqui no Brasil comemoramos o dia dos pais no mês de agosto, uma idéia atribuída ao publicitário Sylvio Bhering que queria homenagear São Joaquim, o patriarca da família. E para facilitar a comemoração, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto por ser mais propicio a reuniões de família.
Em São Paulo a data tornou-se oficial em 1955, com um grande show no antigo auditório da TV Record e lá estavam diferentes tipos de pai como Natanael Domingos o pai mais novo com 16 anos, Silvio Ferrarri o pai mais velho com 96 anos e Inácio da Silva Costa com o incrível recorde de 31 filhos.
Não importa se seu pai faz o tipo superprotetor ou meio desligado, se ele mora ou não com você, reserve um tempinho para comemorar o dia dele com muita alegria e muitos sorrisos.