Há tempos atrás elas eram apenas senhorinhas frágeis de longos cabelos brancos quase sempre ajeitados em um belo coque e usavam grossos óculos na tentativa de vencer a vista cansada para tricotar casacos, meias e cachecóis para todos os netos.
E nas férias, ir para a casa delas era ter a certeza de degustar maravilhosos quitutes e passar longas tardes brincando ou ouvindo longas histórias que poderiam ser os mais belos contos de fadas ou as mais curiosas histórias de parentes distantes.
Hoje em dia, muitas delas já não são mais assim, as descobertas da ciência puderam deixá-las bem mais jovens e cada vez mais bonitas. E os cabelos compridos de antes deram lugar a modernos cortes de cabelo. Os fios brancos foram vencidos pelas cores das mais poderosas tinturas. E se antes elas pareciam frágeis como bonecas de louça, hoje elas estão cada vez mais cheias de vida, ágeis e dinâmicas.
Mas não importa se ela faz o tipo moderninha ou o tipo clássica, dizem que avó é mãe duas vezes e por isso, hoje 26 de julho, é o dia dedicado a essas incríveis mulheres. O dia escolhido é uma homenagem a Santa Ana a avó de Jesus Cristo. O evangelho traz poucas informações sobre ela e seu esposo Joaquim, mas o que se sabe é que ambos tiveram dificuldades para terem um filho, quando já em idade avançada foram abençoados com a chegada de Maria.
E se você ainda tem a sua avó por perto, permita-se voltar à infância e dedique um tempo a ela retribuindo todos aqueles lindos sorrisos que ela lhe proporcionar ao fazer seus doces preferidos, ao contar histórias para você dormir. Faça do dia dela um dia especial repleto de sorrisos.