Ao contrário do que muita gente pensa, a visita ao dentista não é necessária apenas quando aquela dorzinha de dente começa a incomodar. Assim como nas demais áreas da saúde, os exames odontológicos precisam ser feitos regularmente para manter sua boca saudável.
Esse hábito vai ajudar a prevenir doenças como cáries, mau hálito, aftas, gengivite e outros problemas bucais. Além disso, pode impedir o aparecimento de patologias mais sérias que demandem extrações e tratamentos de canal, por exemplo, que geralmente são resultado da negligência.
Para deixar claro que é importante ir ao dentista pelo menos a cada seis meses, listamos 5 razões para checar a saúde bucal com frequência. Confira!
1. Prevenir problemas bucais
Quando você vai ao consultório dentário com frequência, previne muitas doenças bucais e dificilmente desenvolve problemas mais sérios. Sendo assim, a maioria das suas visitas são de rotina, momento em que o profissional faz orientações de higiene e cuidados essenciais.
Essas orientações são úteis para prevenir cáries, aftas, halitose, herpes e outros incômodos provocados pela ação de bactérias e fungos, já que a boca, a língua, a gengiva e os lábios são muito vulneráveis.
2. Adquirir bons hábitos
O primeiro bom hábito é justamente entender a importância de incluir o a consulta ao dentista na sua agenda. Nessa visita, você poderá realizar exames e fazer algum procedimento, mas poderá também tirar dúvidas sobre higiene bucal, hábitos alimentares e receber orientações de saúde para toda a família.
Se você tem filhos, por exemplo, é importante saber qual escova ideal para cada idade, quando iniciar o seu uso e alimentos que podem provocar cáries.
3. Fazer exames de rotina e limpeza
Todo bom check-up envolve exames odontológicos, principalmente quando o paciente é fumante ou faz uso de bebida alcoólica. Nesses casos, a limpeza dentária é fundamental a cada seis meses. Ela previne que alguns problemas decorrentes dos vícios se agravem e causem outros problemas de saúde.
O Raio-X é indicado como exame de rotina para pacientes que fazem uso de aparelhos ortodônticos, necessitando de manutenção mais frequente. Além disso, o exame radiológico vai analisar as raízes dos dentes e a estrutura óssea. O ideal é que seja feito pelo menos um exame por ano.
4. Realizar tratamentos longos
Alguns problemas bucais não podem ser tratados em uma única visita e precisam de mais consultas de acompanhamento.
São os casos de cárie, tártaro, herpes, implantes dentários, reparação de dentes danificados, clareamento, correção de anomalias mastigação e outros procedimentos que dependem de constante monitoramento.
5. Melhorar a autoestima
É bem conhecida a máxima que diz que o sorriso é nosso melhor cartão de visitas, não é mesmo? Dentes bem cuidados e hálito fresco são fundamentais para elevar a autoestima, fazendo com que você se sinta feliz com sua aparência. E, para que isso seja possível, você deve contar com o apoio do seu dentista e jamais deixar para amanhã os cuidados com a saúde bucal.
Percebeu como é importante ir ao dentista regularmente e estar em dia com seus exames odontológicos? Ficou ainda com alguma dúvida? Deixe seu comentário!