Blog Saúde Bucal

O que são os dentes de serrinha e quais são as suas causas?

Quem tem filhos já deve ter visto os “dentes de serrinha” dos pequenos. No entanto, apesar de serem mais comuns nas crianças, eles também podem aparecer em adultos. Você, mãe ou pai, já se perguntou se há algum problema no formato desses dentes? Sabe se eles podem prejudicar de algum modo a mordida e a estética bucal no futuro? Para responder a essas questões, elaboramos este conteúdo.

Nele, vamos explicar o que são os dentes de serrinha e quais são as causas deles. Em seguida, apontaremos se existe risco à saúde manter os dentes nessa condição e o que fazer caso você deseje realizar a correção deles.

Fique conosco e saiba mais sobre o assunto!

O que são dentes de serrinha?

Também chamados de “flor-de-lis”, são os incisivos, os dentes da frente, com pontas que lembram uma serra. Nas crianças, eles são mais perceptíveis para os pais, por conta da responsabilidade que esses adultos têm de limpar e manter a saúde bucal dos filhos. Porém, esse aspecto também pode surgir nos dentes definitivos. Logo, os adultos podem ter esse tipo de dente. 

Quais são suas causas?

Os dentes normalmente nascem assim, com três pontas muito pequenas na borda, o que gera o aspecto serrado. Porém, com o desgaste realizado pela mordida e escovação, a tendência é que eles comecem a ficar retos nas bordas.

No entanto, e se as serrinhas não sumirem, elas podem prejudicar de alguma forma a funcionalidade dos dentes?

Eles oferecem risco à saúde bucal?

Não, esses elementos bucais não proporcionam risco algum à saúde da boca nem ao funcionamento dela. A mordida permanece com o mesmo efeito e não perde força nem eficiência.

Tais dentes vão impactar somente o aspecto do sorriso. Como não são retos no final e ficam bem na frente, ou seja, são os mais expostos ao sorrir, afetam a aparência das pessoas. Mas, caso elas se sintam incomodadas com essa característica, podem consultar o dentista para nivelar a borda dos dentes.

Como corrigi-los?

Mesmo que alguns considerem esses dentes até charmosos, outros preferem deixá-los arredondados. Para isso, é possível usar técnicas de correção a fim de dar aos dentes uma aparência reta nas bordas. Confira a seguir!

Método de correção

Primeiro, o paciente deve ir ao dentista verificar a saúde dos dentes de modo geral. Isso é importante porque, se houver algum problema mais sério, será preciso saná-lo antes de ele se agravar ainda mais.

Após essa avaliação geral e a resolução de problemas sérios, caso existam, o profissional vai empregar uma resina especial para nivelar a borda dos dentes. Essa substância consegue restaurar o aspecto reto dos dentes, de modo a remover as serrinhas deles. Tal método é o mesmo aplicado para eliminar as fraturas dos dentes.

Tudo isso ocorre sem dor alguma, e o efeito é imediato e natural, porque essa matéria-prima é elaborada com a mesma coloração dos dentes tratados.

Como a Sorridents pode ajudar?

Somos a clínica ideal para você efetuar essa correção. Isso porque a Sorridents é uma das maiores redes de clínicas odontológicas do Brasil. Contamos com 179 unidades espalhadas pelo país. Então, com certeza, estamos próximos de você.

Oferecemos diferentes especialidades odontológicas, realizadas por profissionais na área e com equipamentos sofisticados e modernos. Além disso, nossa equipe é capacitada, da recepção aos dentistas, para tratar os pacientes de modo humanizado. Desse modo, conosco é possível corrigir os seus dentes de serrinha e fazer muito mais pela sua saúde bucal.

Entre em contato com a gente e não perca a oportunidade de cuidar da sua saúde.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada