Alguém já ouviu falar no dente do juízo? Certamente que sim! Estamos falando do dente siso o qual costuma ser extraído por uma necessidade funcional e também estética em muitas pessoas. Mas nem sempre isso é necessário e você precisa saber cuidar muito bem desse dente.
Mas por que especificamente ele? O que tem de tão especial? Por causa da sua localização, o siso possui algumas particularidades, o que exige maiores cuidados. Vamos falar um pouco mais sobre assunto:
O que é o dente siso?
Em primeiro lugar, o mais importante é saber o que é esse dente e o que faz dele tão famoso. Ele é o último molar e temos um em cada extremidade da boca, tanto superior quanto inferior (isso não é uma regra). São os últimos a nascer, aparecendo entre os 16 e os 20 anos de idade.
Por conta disso, quando eles resolvem aparecer isso pode ser um problema, pois é comum não haver mais espaço na boca pela presença dos outros dentes que já estão acomodados em seus devidos lugares.
Em quais casos ele deve ser removido?
Para saber se o seu dente siso deve ou não ser extraído, você precisa consultar um ortodontista, que é um dentista especializado no alinhamento e perfeito encaixe dos dentes. Ele é quem vai decidir junto com você se o siso necessita ou não de remoção.
O profissional analisará, por meio de exames, se há ou não espaço na sua boca para acomodar esses novos dentes que nascem durante a adolescência. Veja abaixo em quais casos há indicação para a extração:
- Siso incluso ou semi-incluso: significa que o dente está preso no osso o que faz com que o dente nasça pela metade — como se estivesse indeciso, sai ou não sai;
- Posicionado de forma errada: ele pode nascer de lado, deitado, na diagonal ou mesmo de cabeça para baixo;
- Com cáries que não permitem restauração ou tratamento de canal;
- Quando não há um dente antagonista, ou seja, quando não há um na parte oposta.
Quais os cuidados após a extração?
A remoção do siso é um procedimento sem muitos contratempos e que possui bom prognóstico, mas como qualquer procedimento invasivo, são necessários alguns cuidados após a extração:
- Aplique bolsas de gelo com frequência;
- Cumpra, rigorosamente, os horários dos medicamentos prescritos pelo dentista;
- Invista em alimentos frios e líquidos como sopas;
- Tome shakes de proteína, pois eles são excelentes para manter uma boa nutrição diária;
- Siga todas as instruções do seu dentista.
Como cuidar do siso?
Mesmo que você não precise extrair o siso, saiba que é importante cuidar muito bem dele. Por causa da sua posição, no fundo da boca, a placa bacteriana se forma de maneira muito mais fácil quando comparado aos outros dentes.
Veja alguns pequenos cuidados para ter com o dente do juízo:
- Use corretamente o fio dental e a escova de dentes;
- Aposte nos enxaguantes bucais como aliado da limpeza;
- Invista em escovas específicas como as de tufo único.
O cuidado com o dente siso é muito importante, pois, além de acumular mais sujeira, ele também pode ser a causa do mau hálito. Isso pode acontecer em 2 casos: quando ele está incluso ou semi-incluso que pode inflamar ou infeccionar a gengiva e em situações nas quais a higiene não é feita de forma adequada. A melhor solução? Procure o seu dentista.
Quer saber mais sobre o assunto e receber dicas sobre os cuidados com os seus dentes? Então nos acompanhe nas redes sociais!